Fortalecer a participação popular nas decisões

Candidato a deputado estadual, João Pedro Nunes (PMDB), acredita que a participação social na tomada de decisões é essencial para o processo democrático

Por
· 2 min de leitura
João Pedro Nunes é candidato a deputado estadual pelo PMDB.João Pedro Nunes é candidato a deputado estadual pelo PMDB.
João Pedro Nunes é candidato a deputado estadual pelo PMDB.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A participação social para auxiliar os parlamentares na tomada de decisões é uma das principais diretrizes pautadas pelo candidato a deputado estadual, João Pedro Nunes (PMDB). Ele aposta no diálogo e na busca pelas demandas fundamentais, pautadas até então pelos eleitores, para construir a plataforma que pretende defender. Ele foi o entrevistado de ontem da série realizada em parceria pela UPFTV, Rádios 99 UPF e Jornal O Nacional. Nesta perspectiva, ele aposta fundamentalmente na educação como forma para transformar, incluir e construir uma sociedade mais justa.

João Pedro iniciou sua trajetória política em 1995 com o propósito de utilizar esse meio para proporcionar transformações na sociedade. A partir deste período, ele teve a oportunidade de administrar a secretaria de Assistência Social e Cidadania por duas vezes, uma delas, durante a gestão do ex-prefeito Júlio Teixera. Foi coordenador regional do PMDB por quatro anos e, atualmente, é vereador de Passo Fundo. Já foi candidato a deputado federal, em 2006, e agora, disputa a uma das vagas na Assembleia Legislativa com o intuito de construir uma política participativa, na qual a sociedade faça parte do processo de atuação do parlamentar. Segundo ele, a população não deve permitir que os seus representantes tenham decisões individualmente, mas participem do processo de tomada de decisões.

Dessa forma, suas principais linhas de atuação estão direcionadas a educação, saúde, segurança e infraestrutura. Demandas, que são pautadas como prioritárias pelos eleitores que tem conversado até o momento. Segundo João Pedro, cada um destes campos precisam ser contemplados com mais investimentos e devem assumir um formato que atenda as reais demandas e proporcionem mais qualidade de vida para a sociedade. Na educação, por exemplo, ele afirma que pretende primar pela qualificação dos profissionais. “Queremos trabalhar com os profissionais da educação, oportunizando a sua qualificação. Além disso, também queremos investir no turno integral para as diferentes regiões do Estado”. Nesta esfera ele também destaca a importância de se trabalhar com o ensino técnico para proporcionar que os jovens possam ser inseridos ao mercado de trabalho.

Campanha
De acordo com o candidato a campanha para deputado estadual, diferentemente das eleições municipais, é muito mais ampla já que abrange um total de 50 municípios da região, mas demonstra o empenho da população em construir um modelo de gestão dos setores prioritários de forma diferenciada. “A cada dia ou encontro vemos a multiplicação desta campanha e, isso simboliza a multiplicação de uma ideia de transformação da educação, da saúde e da segurança”. João Pedro destaca que o corpo a corpo, neste processo, faz a população apresentar suas demandas de forma espontânea. Segundo ele, a população não tem a pré-disposição de ir até a esfera Legislativa levar as suas prioridades e dessa forma o diálogo é ampliado e contribui para o enriquecimento da atuação do legislador. O período que esteve a frente da coordenadoria regional do PMDB contribui também para conhecer as deficiências e potenciais dos municípios pequenos que compõem a região. Ele aponta que esse contato também contribui no processo de diálogo e apresentação de propostas eleitorais neste momento.

 

Gostou? Compartilhe