O único projeto votado e aprovado ontem na sessão plenária da Câmara de Vereadores, realizada no CTG Lalau Miranda, teve uma conotação simbólica. A sessão no CTG foi uma homenagem a Semana Farroupilha e o projeto aprovado renova a área para uso ao Movimento Tradicionalista Gaúcho da 7ª Região Tradicionalista. De acordo com o líder do governo, vereador Alex Necker (PCdoB), o município já havia autorizado a concessão de uso em 1994, por 20 anos, porém, o local foi considerado Área de Preservação Permanente. Com este projeto o município suspende pelo prazo de mais vinte anos a afetação dessa área e autoriza o Executivo a celebrar uma nova concessão por mais 20 anos.
A ideia foi aprovada por todos os vereadores e afirmaram que pretendem dar continuidade à proposta nos próximos anos, porém, farão um sorteio para realizar a sessão em outros CTGs. As cadeiras do plenário que, na Câmara de Vereadores recebem um público bem reduzido, no Centro de Tradições quase lotaram por patrões, membros dos CTGs e do Movimento Tradicionalista.
A maior parte dos vereadores usou vestimenta tradicional e, cada um, teve o espaço de três minutos na Comunicação dos Vereadores. Com isso, cada um deles fez menções a importância do papel que os CTGs e o cultivo das tradições exercem na sociedade gaúcha. Cada vereador trabalhou seu espaço de maneiras e enfoques variados. Claudia Furlanetto (PT), por exemplo, usou um poema para fazer uma homenagem a força da mulher gaúcha durante o processo de transformação social, possibilitado pela Revolução Farroupilha, lembrando-se do papel de Anita Garibaldi neste processo. Renato Tiecher (SDD) fez uma homenagem aos trovadores. O vereador iniciou sua homenagem declamando uma trova.
Já alguns vereadores usaram a temática da Revolução Farroupilha para falar da importância do processo de transformação que deve ser retomado. Márcio Tassi (PTB) disse que hoje não é necessário pegar em armas para promover as mudanças necessárias, mas que cabe aos políticos, que estão no poder “representando o povo”, desenvolver políticas públicas e ações que promovam essas transformações. Nesse sentido ele falou da importância da aplicação de uma reforma política. Wilson Lill (PSB) completou e disse que a maior arma que cada gaúcho possui nas mãos é o título de eleitor. Nessa perspectiva, ele disse que além de preservar as tradições é necessário recuperar a bravura que o povo teve no passado enfrentando o governo brasileiro.