O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sorteou, hoje (4), três urnas eletrônicas que passarão por auditoria neste domingo (5), dia das eleições. As urnas, uma da capital, outra da cidade de Marau e outra do município de Sapiranga, serão recolhidas, lacradas e substituídas por outros equipamentos.
O TRE fará uma votação paralela nessas urnas, para conferir o funcionamento dos equipamentos. As 1.500 cédulas de papel da votação simulada já foram distribuídas e preenchidas com os candidatos que estão concorrendo nas eleições deste ano, por representantes de partidos políticos e de entidades da sociedade civil. As cédulas serão depositadas, neste sábado, em três urnas de lona.
No dia da eleição, a partir das 8h, as urnas de lona serão abertas e os votos das cédulas de papel serão digitados nas urnas eletrônicas. Todos os procedimentos são filmados e acompanhados por uma empresa de auditoria, além de representantes de partidos políticos e da sociedade civil, para comprovar se o voto dado será realmente o voto apurado. O processo de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas ocorre no estado desde 2002.
“O processo de votação paralela representa a possibilidade de a comunidade fiscalizar o funcionamento da urna eletrônica. Esta votação visa à comprovação de que o voto lançado na urna eletrônica é computado e posteriormente transmitido”, disse o presidente da Comissão da Votação Paralela, juiz Luís Felipe Paim Fernandes.