Urnas serão instaladas neste sábado

Logística para instalação de urnas nas seções eleitorais começa às 7h30 deste sábado

Por
· 1 min de leitura
Urna biométrica e aplicativo serão testados na eleição deste domingo na região de Passo FundoUrna biométrica e aplicativo serão testados na eleição deste domingo na região de Passo Fundo
Urna biométrica e aplicativo serão testados na eleição deste domingo na região de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As 450 urnas eletrônicas que receberão neste domingo os votos dos cerca de 149 mil eleitores cadastrados na 33ª e 128ª zonas eleitorais, em Passo Fundo, começam a ser distribuídas na manhã deste sábado. Para cumprir os 40 roteiros, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul contratou uma empresa terceirizada, através de licitação. 

Na eleição deste ano, o Cartório Eleitoral vai contar com uma equipe de 10 servidores, quatro estagiários e mais 15 funcionários, conhecidos como técnicos de urnas, contratados temporariamente. São seis magistrados fiscalizando o trabalho e cerca de 2 mil mesários convocados. Chefe da 33ª Zona eleitoral, Calinca Alves Mota prevê que o resultado da eleição nos cinco municípios, Passo Fundo, Pontão, Mato Castelhano, Ernestina e Coxilha, será conhecido por volta das 20h de domingo.

Urna biométrica
Duas novidades começam a ser testadas na eleição deste domingo na região de Passo Fundo. Nas cidades de Coxilha, Mato Castelhano e Ernestina, a votação será 100% em urnas biométricas. O sistema identifica as impressões digitais de cada eleitor. “O eleitor poderá fazer oito tentativas de reconhecimento da digital no equipamento. Caso isso não ocorra, o mesário faz o procedimento e o habilita a votar. Ele deverá comparecer na seção munido do título de eleitor ou identidade” alerta Calinca.

Aplicativo
A outra novidade é um aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do RS, chamado Qruel, para garantir mais segurança e agilidade no processo. Pelo novo sistema, a conferência da numeração de cada urna pode ser feito através de um telefone celular, substituindo as planilhas. “No momento em que é feita a carga - inserção dos candidatos e eleitores de determinada seção em cada urna -, também é emitido um código. Este código é repassado ao TSE. Utilizando o aplicativo podemos checar se a urna encaminhada para a seção de votação é a mesma registrada no TSE” explica Calinca, salientando que com a nova tecnologia, o tempo de conferência destes códigos é reduzido de seis para apenas duas horas. Em razão de ainda estar em fase de testes, a conferência será feita nos dois sistemas. O aplicativo será testado nas 225 urnas da 33ª Zona Eleitoral.

Mudanças nos locais de votação
O Cartório Eleitoral de Passo Fundo alerta o eleitor para a mudança de quatro locais de votação.
- Clube Recreativo Industrial passou para a Escola Maurício Sirotski Sobrinho.
- Ginásio São Judas Tadeu mudou para o salão paroquial São Judas Tadeu, na mesma comunidade
- PSF Vila Mattos mudou para a escola Arlindo Souza Mattos
- Escola Anna Luíza Ferrão Teixeira mudou para o salão Nossa Senhora de Fátima

Gostou? Compartilhe