Os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) estão confirmados no segundo turno das eleições presidenciais em 26 de outubro. Com 100% das urnas apuradas, Dilma tem 41,59% dos votos válidos, Aécio aparece com 33,55%. Os votos brancos somam 3,84% e os nulos, 5,80%. A abstenção está em 19,39%. O resultado da apuração para presidente foi divulgado somente após às 19h, com o fim da votação em todos os estados. A medida é para evitar que o resultado parcial influencie eleitores das regiões onde a votação, em razão de fusos horários, encerrou mais tarde.
“Eu me sinto um vitorioso. Todos os números, em qualquer lugar do Brasil, estão muito acima das expectativas”, disse Aécio, no comitê de campanha de seu partido, no centro da capital mineira. O candidato foi cauteloso ao responder se pediria apoio a Marina Silva no segundo turno e disse que todo apoio nesta fase da campanha será bem-vindo. “Não posso antecipar nenhum apoio. Não recebi nenhuma ligação ainda.”
A candidata Dilma Rousseff, discursou em um hotel de Brasília. Ela chegou no local acompanhada do candidato a vice, Michel Temer (PMDB), de ministros e do presidente do PT, Rui Falcão. "A gente tem obrigação de agradecer ao eleitor, à eleitora, anônimos, que saíram de suas casas e foram às urnas registrar o seu voto. Me sinto como se deles tivesse recebido um recado: que eu devo seguir em frente, que eu devo continuar nessa luta junto com cada um desses eleitores e dessas eleitoras para mudar o Brasil", disse Dilma em seu discurso após o resultado da votação.
Votação nos estados
Dilma venceu em Alagoas, no Amapá, Amazonas, na Bahia, no Ceará, Maranhão, em Minas Gerais, no Pará, na Paraíba, no Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, em Sergipe e no Tocantins. Aécio venceu no Distrito Federal, Espírito Santo, em Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. A candidata Marina Silva venceu no Acre, seu estado de origem, e em Pernambuco.
Atualizada às 23h11