O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Antônio Cunha, avaliou como positiva o dia de eleição no estado. Segundo ele, a troca de 404 urnas com problema, o que corresponde a 1,5% do total, está dentro do esperado. Ele estima que até as 21h de hoje (5) o resultado final seja conhecido.
“Tivemos situações de troca de urna. Felizmente não passamos para o voto manual. É uma eleição bastante complexa, são cinco cargos”, disse.
Ele disse que os problemas verificados na votação biométrica estão relacionados à identificação do eleitor. “A identificação é um pouco mais lenta, já que pode ter até oito tentativas. Isso atrasa um pouco”, observou.
O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de municípios com votação biométrica no pleito de outubro, segundo o TRE-RS. Ao todo, 752.026 eleitores em 186 cidades foram identificados por meio da impressão digital.
O estado tem 8.392.033 eleitores aptos a votar em 497 municípios. É o quinto colégio eleitoral, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
Agência Brasil