Os 142.467.862 brasileiros aptos a votar, devem ir as urnas exercer um dos momentos mais importantes da democracia: definir os novos representantes, que ocuparão pelos próximos quatro anos, os cargos de Presidente e vice da República, Governador e vice dos Estados, deputados federais e estaduais e, também, definirão os próximos Senadores que cumprirão um mandato de oito anos.
De acordo com dados do TSE, neste processo 722 candidatos disputam as 55 cadeiras da Assembleia Legislativa. Para a Câmara dos deputados, 328 disputam as cerca de 30 cadeiras destinadas ao Estado. Os 8.392.033 de eleitores do Rio Grande do Sul devem definir, também, qual dos seis postulantes ao Senado irá ocupar a única cadeira em disputa neste pleito. Ao governo do Estado sete candidatos disputam o cargo de Governador, que poderá ser definido, também, em um possível segundo turno, caso nenhum dos candidatos obtenha mais de 50% dos votos. O mesmo acontece em relação aos 11 postulantes que disputam a Presidência da República.
Guia
O Nacional elaborou um guia apresentando as estatísticas do eleitorado e dos candidatos, informações referente a propaganda política neste final de semana e, também, condutas e posturas adotadas no dia da votação. Além disso, você pode tirar dúvidas em relação a justificativa e as diferentes categorias de voto, como o nulo, branco e quando uma eleição é invalidada.