Sartori ganha apoio de Ana Amélia e Vieira da Cunha

Peemedebista contará com o PP, PSDB, SD, PRB e PDT para disputar o segundo turno

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

 

O candidato José Ivo Sartori (PMDB) recebeu o apoio da candidata Ana Amélia Lemos (PP) no segundo turno das eleições para o governo do Estado. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira (07) entre os dirigentes dos partidos da coligação Esperança que une o Rio Grande (PP - PSDB - SD e PRB). Nas eleições de domingo (5), Ana Amélia fez 1,3 milhão de votos ou 21,7 % do total de válidos.
Em nota oficial, a coligação também anunciou o apoio à Aécio Neves (PSDB) na disputa à presidência da república neste segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT). “Reconhecidamente no Rio Grande do Sul a mudança esta representada, neste segundo turno, pelos projetos liderados pelas candidaturas de Aécio Neves e Sartori. Diante desta realidade, os partidos que desde o 1º turno estiveram com Aécio Neves para Presidente, buscarão dialogar com outras forças políticas para ampliar o apoio a esta candidatura, que representa as mudanças e as transformações que o Brasil merece e precisa. Com a mesma coerência, os Partidos signatários levarão às suas instâncias partidárias, especialmente às Bancadas Federal, Estadual, Prefeitos/Vices e Vereadores o indicativo de apoio ao candidato Sartori, que representa o projeto mais identificado com as propostas que defendemos”, diz o texto.

PDT

A executiva estadual do PDT também definiu pelo apoio ao candidato José Ivo Sartori no segundo turno. Segundo o presidente Pompeu de Matos, foram ouvidos os 12 membros presentes à reunião realizada nesta terça-feira e consultados, por telefone, todos os deputados eleitos pela legenda. “Tivemos um indicativo majoritário e muito claro de apoio a Sartori. Este indicativo será apreciado em reunião com líderes de todo o Estado, mas a tendência da base do partido é essa”, afirmou. O Senador eleito, Lasier Martins e o candidato do partido ao governo, Vieira da Cunha, aprovaram a decisão. Se posicionaram contra o apoio o ex-governador Alceu Collares e os deputados eleitos Afonso Motta, Ciro Simoni e Marlon Santos. O PDT confirmará oficialmente o apoio após a reunião a ser realizada nesta quarta-feira (8), às 18 horas. Vieira recebeu 263 mil votos (4,27%) no Estado, ficando em quarto lugar na disputa ao governo do Estado.


Corrida presidencial

A Comissão Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) decide nesta quarta-feira (8) o apoio da legenda no segundo turno da eleição presidencial. A reunião será realizada em Brasília, na sede do PSB Nacional, às 14 horas. Marina Silva, candidata da coligação “Unidos pelo Brasil” (PSB, REDE, PHS, PRP, PPS, PPL e PSL), ficou em terceiro lugar na corrida pela presidência da República. A candidata obteve mais de 22 milhões de votos, o que corresponde a 21,13 % dos votos válidos.

 

Gostou? Compartilhe