O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, divulgou no último sábado (11), no Recife (PE), o novo plano de governo que inclui parte das exigências feitas pela ex-candidata Marina Silva (PSB). O anúncio foi feito ao lado de dirigentes do PSB e de três filhos do ex-governador Eduardo Campos – morto em um acidente de avião em agosto durante a campanha presidencial. “Eu me sinto, a partir deste instante, responsável dentre tantas expectativas que a mudança gera na sociedade brasileira, para levar a cada canto deste país, no limite das minhas forças, o legado e os sonhos de Eduardo Campos, governador dos pernambucanos e símbolo da boa política”, disse.
Ao receber formalmente o apoio da família Campos, Aécio ressaltou que ele e Eduardo Campos seguiam o mesmo caminho, o da boa política. “Eduardo e eu sempre acreditamos na política como instrumento de transformação para melhorar a vida das pessoas. Sempre soube que, em um determinado momento da vida nacional, qualquer que fosse o resultado das eleições, favoráveis a ele ou a mim, estaríamos juntos. Nossas convergências eram imensamente maiores do que eventuais divergências de ponto de vista”, avaliou.
Novo programa
O candidato apresentou o documento de compromissos “Juntos pela Democracia, pela Inclusão Social e pelo Desenvolvimento Sustentável”. Nele, Aécio ressalta o comprometimento com metas da Coligação Muda Brasil, do PSB, da Rede, do PPS, PSC e PV. Segundo Aécio, “um programa de governo é uma obra em eterna construção. A partir de hoje, o documento que conduz a nossa campanha não é apenas o programa apresentado pelo PSDB. O que nos conduz é um conjunto de sugestões e contribuições que vêm dos nossos aliados do segundo turno”, apontou.
Ao detalhar o documento, Aécio reiterou que seus compromissos se sustentam em três eixos: o cuidado com a natureza, a atenção às pessoas e a adoção de políticas macroeconômicas que possibilitem uma “sociedade mais justa” para todos. Ao mencionar alguns dos compromissos, o candidato citou exemplos de políticas públicas a serem adotadas, como a determinação de aperfeiçoar o programa Bolsa Família, além de medidas para incentivar o crescimento do país, preservando e protegendo o meio ambiente.
Marina Silva declara apoio a Aécio Neves no segundo turno
A candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva, anunciou neste domingo (12) que apoiará o candidato tucano Aécio Neves no segundo turno. A decisão foi tomada após uma semana de negociações com o PSDB e foi divulgada, em São Paulo, um dia depois de do candidato do PSDB assumir, por meio de uma carta aberta, uma série de compromissos para a área social, entre os quais algumas condições impostas por Marina para apoiá-lo na reta final da corrida pelo Palácio do Planalto.
Marina se declarou apoiadora de Aécio ao lado de seu candidato a vice na eleição presidencial, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS). "É com esse sentimento que, tendo em vista os compromissos assumidos por Aécio Neves, declaro meu voto e meu apoio neste segundo turno. Votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e de seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos. Não estou com isso fazendo nenhum acordo ou aliança para governar. O que me move é minha consciência e assumo a responsabilidade pelas minhas escolhas”, disse.
Entre as promessas assumidas pelo tucano no sábado, em resposta às condições apresentadas pela ex-senadora, está, caso seja eleito, a adoção de uma política ambiental sustentável, a priorização do ensino integral no país e a criação de um fundo para tentar solucionar os conflitos entre índios e produtores rurais, além do compromisso de que irá trabalhar para que o Congresso Nacional aprove o fim da reeleição para cargos executivos.