Vilmar Zanchin pretende defender pleitos regionais

Deputado eleito com mais de 40 mil votos ele levará a bandeira municipalista e as demandas regionais para a Assembleia Legislativa

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Oriundo do movimento estudantil, Vimar Zanchin (PMDB), se destaca pela defesa das bandeiras municipalistas. Ele foi por duas vezes vice-prefeito de Marau e eleito duas vezes prefeito da cidade. Esteve a frente da Famurs e de associações de municípios. Eleito deputado estadual com mais de 40 mil votos ele afirma que pretende levar para a Assembleia a bandeira municipalista e as demandas regionais, ligadas a infraestrutura e, também, à demarcação de terras indígenas. Marau foi o município que garantiu maior peso na votação. No município vizinho ele fez mais de 13,5 mil votos ao ex-prefeito da cidade. Zanchin foi o entrevistado de ontem pelo Canal de Notícias, na UPFTV e destacou que pretende ser “Uma voz em defesa dos pleitos regionais na Assembleia”.

Municipalismo
Zanchin destacou que a Famurs permitiu uma compreensão da diversidade das realidades regionais de todo o Estado. “As questões que dizem respeito aos municípios, à vida local, não são estranhas para mim, porque são 20 anos que estive neste meio, desde que passei pelos cargos na prefeitura de Marau”. Para o deputado eleito, as bandeiras municipalistas são fundamentais para garantir o desenvolvimento e a qualidade de vida da população. “A vida acontece no município. Se ele vai bem as pessoas também vão bem”.

Infraestrutura
Além das bandeiras municipais, Zanchin destaca a importância de defender as demandas regionais, principalmente, as ligadas a infraestrutura. Uma delas é a duplicação e as melhorias necessárias na ERS324. “A melhoria desta rodovia que nos liga a Serra é uma das principais demandas que une toda a região e que nos envolve há anos”. Zanchin aponta que esta é uma demanda que vai requerer o esforço conjunto de todos os deputados eleitos da região. Do mesmo modo, os deputados deverão concentrar esforços para a ampliação e melhorias no aeroporto e também para que a região passe pelo traçado da Ferrovia Norte-Sul. “Essas são todas questões importantes de infraestrutura, mas há também pautas ligadas a melhoria na energia e na comunicação, que também são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento da região e a economia do Rio Grande do Sul”.

Demarcação
A demarcação de terras indígenas é outra demanda regional. Ele há considera como especifica já que abrange apenas alguns uns municípios, mas tem sido uma preocupação dos locais que passam pelo conflito. Segundo ele, o tema dependerá de esforços conjuntos de todos os deputados eleitos junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal para solucionar os impasses que ligam agricultores e indígenas. “Esse assunto motiva a preocupação de diversos municípios da região e precisa ser solucionado”.

Eleições
Durante uma avaliação do resultado das eleições, que elegeu oito representantes regionais, seis deles para a Assembleia Legislativa e dois para a Câmara dos Deputados, ele aponta que isso simboliza a união regional. “Esse é um momento impar que temos para unir forças e para garantir que a região seja valorizada como precisamos há muito tempo”.

Gostou? Compartilhe