Prefeitos, vices, vereadores e lideranças comunitárias de Ijuí e região manifestaram apoio ao governador Tarso Genro na busca pela reeleição nesta terça-feira (21). Em ato político na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ijuí, centenas de lideranças aclamaram o candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PPL, PTC, PROS). Em Carazinho, com representantes do PT, PTB, PR e PDT, o ato político aconteceu no CTG Pedro Vargas com a presença de mais de 500 pessoas. Durante a atividade, o prefeito de Carazinho, Renato Suss (PDT), se manifestou a abriu apoio a Tarso.
Tarso Genro liderou carreata em Carazinho antes do almoço de ampliação da candidatura. Dezenas de veículos integraram o cortejo pelas principais ruas da cidade puxado pelo governador. No caminho, simpatizantes do projeto da Unidade Popular agitaram bandeiras e acenaram para o candidato. Entre as manifestações, o prefeito anfitrião, Fioravante Batista Ballin (PDT), afirmou que a comunidade já decidiu votar em Dilma e Tarso neste segundo turno. "Somos gratos pelo trabalho realizado junto com sua equipe e por quanto Ijuí tem recebido de retorno da presidenta Dilma e do seu governo", disse.
A prefeita de Catuípe, Ivete Burmann (PDT), afirmou que seu apoio é resultado do respeito que os municípios receberam do Governo do Estado. "Catuípe nunca recebeu tantos investimentos, em todas as áreas. O seu governo muito importante para o nosso município e para a nossa administração", falou a Tarso Genro.
Encruzilhada política
O governador encerrou o ato político chamando a atenção para a "encruzilhada política" na qual o Rio Grande do Sul se encontra nesta eleição. "Quando os meus adversários criticam que eu gasto demais e reclamam que busco investimentos para o Estado, eles estão dizendo a sua verdadeira posição", defendeu.
Tarso confirmou que, no próximo período, continuará aumentando os gastos públicos em saúde, educação e segurança. Ele se comprometeu a continuar fazendo um governo aberto ao diálogo da população e dos prefeitos. "Quando um governador conversa com um prefeito, não interessa de que partido, ele está dialogando com o povo das cidades", disse. O governador agregou que receber apoios de prefeitos de todos os partidos "é um orgulho para qualquer governante. Porque um governante só é bem sucedido se ele governa para todos".