O PSB/RS reelegeu Beto Albuquerque à presidência da sigla na quarta-feira (29). O Diretório Estadual, eleito em junho deste ano composto por 130 integrantes, elegeu também a nova composição da Executiva para mandato de 2014 a 2017, durante reunião realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Na oportunidade os socialistas gaúchos fizeram uma avaliação dos resultados eleitorais no Brasil e no Rio Grande do Sul. O deputado federal Beto Albuquerque, que iniciou o pleito como candidato ao Senado e finalizou como candidato a vice-presidente na chapa liderada por Marina Silva, após a morte de Eduardo Campos, relatou a experiência única protagonizada em nível nacional. Beto destacou que o PSB saiu fortalecido das eleições deste ano, sendo reconhecido pelo povo brasileiro como uma nova alternativa política em nível nacional.
Sobre o futuro do PSB, Beto destacou que a sigla se manterá firme na oposição ao governo federal, entretanto, a postura se dará de maneira propositiva, seguindo a histórica trajetória da sigla. “Perdemos a eleição, mas ganhamos na política. Quem venceu as eleições nacionais teve êxito pelo ataque, por desconstruir os adversários, por arranjos políticos contestáveis, sem ao menos apresentar um plano de governo aos brasileiros. O PSB jamais buscará vencer a qualquer preço. Seguiremos nossa postura embasada em propostas e respeitando nossos adversários. Continuaremos na luta, firmes e fortes até 2018, passando pela eleição de 2016 ainda mais fortalecidos”, destacou, valorizando ainda os três governadores eleitos do PSB, os três senadores e os 34 deputados federais, o que garante ao partido a sexta maior representação do Congresso Nacional.
Beto agradeceu a todos os candidatos que representaram a sigla nas eleições para a Assembleia e a Câmara Federal, bem como o engajamento de todos os socialistas para as eleições à Presidência da República, ao Senado Federal e ao governo do Estado. “Perdemos o nosso líder [Eduardo Campos], mas não o seu legado, as suas idéias e a sua história. Em relação ao segundo turno, nosso apoio a Aécio Neves foi circunstancial, em nome da alternância de poder”, disse. Sobre a vitória de José Ivo Sartori, Beto relembrou que o PSB foi parceiro de primeira hora do então candidato da coligação ‘O Novo Caminho para o Rio Grande’, eleito governador do Estado, no último domingo (26), com mais de 60% dos votos válidos.
Com relação aos resultados obtidos pelo PSB, os dirigentes celebraram o crescimento na votação para deputado estadual e federal, em comparação ao pleito de 2010. Na disputa ao Congresso Nacional, neste ano, os socialistas obtiveram um aumento de 54.968 votos, correspondente a 15,96%. Já na eleição para a Assembleia Legislativa, os candidatos do PSB tiveram ampliação de 89.988 votos, ou 31,72%.
Entre os presentes, destaque também para os deputados federais José Stédile e Alexandre Roso, os estaduais Miki Breier, Catarina Paladini e Heitor Schuch, recém eleito deputado federal, além dos eleitos para a Assembleia Legislativa Elton Weber e Liziane Bayer. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e presidentes locais da sigla também marcaram presença na reunião.
EXECUTIVA ESTADUAL DO PSB RS- 2014 A 2017
Confira a composição da Comissão Executiva Estadual eleita por unanimidade:
1. PRESIDENTE: Beto Albuquerque
2. 1º Vice- Presidente: Heitor Schuch
3. 2º Vice-Presidente: José Stedile
4. 3º Vice-Presidente: Beto Grill
5. 4º Vice- Presidente: MikiBreier
6. Secretaria Geral: Mari Trindade
7. Secretaria de Finanças: Claudemir Braganolo
8. 2º Secretário de Finanças: Anselmo Piovesan
9. Primeira Secretaria: Juliano Paz
10. 2º Secretário: Luiz Noé
11. Secretaria de Organização: Mario Bruck
12. Secretaria de Formação Política: Carlos Orling
13. Secretário Especial: Elton Weber
14. Secretário Especial: Alexandre Roso
15. Secretário Especial: Catarina Paladini
16. Secretário Especial: João Véstena
17. Secretário Especial: Wainer Machado
18. Secretário Especial: Vanderlan Vasconcelos
19. Secretário Especial: Vicente Pires
20. Secretário Especial: Vicente Selistre
21. Secretário Especial: Carlos Vollmer
22. Secretário Especial: Fabiano Dupont
23. Secretário Especial: José Luis Barbosa
24. Secretário Especial: João Tardeti
25. Secretaria de Mulheres: Maria Luiza Loose- Malu
26. Secretaria do Movimento Popular: Elói Frizzo
27. Secretaria da Juventude: João Pedro Grill
28. Secretaria da Negritude: Pedro Filho
29. Secretaria Sindical: Júlio Lopes