Basegio participa da Semana de Radioamadorismo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma semana para incentivar a prática do radioamadorismo e dimensionar a sua importância para o estado do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (04), foi realizada a cerimônia de abertura da 1ª Semana Estadual do Radioamadorismo no Vestíbulo Nobre da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Evento este, que entrou para o calendário oficial de eventos do Estado devido a Lei de nº 14.347/2013 de autoria do deputado Dr. Basegio (PDT), em 8 de novembro de 2013.

Embora o radioamadorismo seja uma atividade essencialmente voltada para a intercomunicação e à pesquisa técnica, são frequentes as oportunidades em ocasiões de grandes catástrofes e acidentes, que os operadores utilizam os rádios transmissores e receptores para auxiliar as pessoas e comunidades afetadas. Sendo a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (RENER), a principal ação para ocasiões de desastre que, nestes casos, fica subjugada à Defesa Civil do Estado. Para o presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Rio Grande do Sul (LABRE/RS), Francisco Aito Vitorino, esta é a verdadeira função dos radioamadores. “Servir a sociedade nos momentos de necessidade é a principal função que nós radioamadores temos. Além de difundir este que é um serviço de suma importância, a Semana Estadual do Radioamadorismo, nos ajudará a chegar num maior número de pessoas”, comentou Vitorino.

Para o deputado Basegio, autor da Lei, os serviços prestados pelos radioamadores são de alta relevância para o estado. “Na minha opinião o mais importante é que esse serviço é sempre prestado de forma desinteressada. O que move os radioamadores é a solidariedade e o amor ao próximo”, ponderou o parlamentar. 

 

Gostou? Compartilhe