Audiência pública aprova Parque Municipal Arlindo Hass

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante audiência pública realizada terça-feira na Câmara de Vereadores foi aprovado o decreto de nº 166/2011, que prevê a criação do Parque Municipal Arlindo Hass, localizado no Distrito Industrial Invernadinha, em Passo Fundo. O Parque tem por objetivo preservar os ambientes naturais ali existentes, com destaque para os remanescentes de Floresta Ombrófila Mista e de Estepe Gramíneo
Lenhosas; desenvolver ações de proteção integral aos ecossistemas locais; realizar pesquisas científicas e desenvolver atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico;

A criação do Parque, proposta por este decreto, deverá ser referendada com a realização de consulta pública e realização de estudos técnicos para confirmar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade de conservação, sob pena da criação ser considerada nula.

No evento, foi realizada uma  apresentação do histórico, área física, determinantes jurídicos e elementos ambientais da área, pela Bióloga Flávia Biondo da Silva (vice-presidente do GESP) e pelo Geólogo Luiz Paulo Fragomeni (presidente - SBPF). Eles explicaram desde a criação do local anteriormente chamada de Reserva Biológica Arlindo Hass e hoje como Parque Urbano Municipal Arlindo Hass.

O decreto foi aprovado pelos presentes. Para o inicio das atividades no Parque deverá ser feito o plano de manejo para que seus objetivos sejam concretizados, principalmente com o uso para a educação ambiental. Estavam presentes representantes de instituições ambientais da sociedade civil e representantes de organizações governamentais de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe