Mesa Diretora será definida hoje

Fortalecimento da oposição impulsiona articulação para uma nova composição e Márcio Patussi (PDT) é o nome que poderá liderar o grupo

Por
· 2 min de leitura
Márcio Patussi é cotado para presidir a Câmara de Vereadores.Márcio Patussi é cotado para presidir a Câmara de Vereadores.
Márcio Patussi é cotado para presidir a Câmara de Vereadores.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A definição da nova composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores deve acontecer hoje, na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, conforme determina o Regimento Interno. O cenário aponta Márcio Patussi (PDT) e Pedro Danelli (PPS) na busca de apoio para integrar a nova composição. Patussi lidera o bloco de oposição enquanto Danelli, a base governista.
O fortalecimento da oposição, após a votação de segunda-feira, aumentou significativamente a possibilidade de o grupo presidir o Legislativo. Segundo o líder da oposição, Rui Lorenzato (PT), o grupo conta com o apoio de 11 vereadores, oito deles são de oposição, composto pelas bancadas do PT, PDT e um parlamentar do SDD. O grupo conta com o apoio do vereador Eduardo Peliciolli (PSB), Marcos Silva (PP) e Claudio Luiz Soldá (PMDB). Parlamentares que faziam parte da bancada governista, mas estão insatisfeitos com determinadas posturas e com a falta de diálogo que a Administração vem apresentando. De acordo com Lorenzato, o grupo ainda poderá contar com o apoio do atual presidente da Casa, vereador Márcio Tassi (PTB). As tratativas finais devem acontecer em reunião na manhã de hoje.

A composição da Mesa deverá apresentar Patussi na presidência e ter Marcos da Silva na vaga de vice-presidente. Eduardo Peliciolli (PSB), Claudio Luiz Soldá (PMDB) são dois nomes cotados para duas das vagas de secretários. Mas há outros nomes que também são cotados, por isso, a definição deve ser finalizada durante a reunião desta manhã.

Articulações
As primeiras articulações para a nova composição da Mesa Diretora iniciaram em novembro e, devido à série de manifestações dos servidores, as tratativas foram pausadas. Inicialmente três vereadores da bancada petista apoiavam o nome de Danelli para a função. Apenas Lorenzato discordava e considerava que o assunto deveria ser debatido com a Executiva do partido. “Mas era outra perspectiva, compreendo a posição dos demais. Não tínhamos apoio para tentar buscar a presidência e, por isso, não cogitávamos a possibilidade de presidir a Mesa Diretora”.

Outros nomes haviam sido cotados, como o do socialista Wilson Lill e Patric Cavalcanti, mas os apoios foram se concentrando, em torno de Danelli. Um acordo foi assinado pelos vereadores que o apoiavam, mas a decisão não era unanime. Partic e Ernani Laimer, por exemplo, não haviam manifestado apoio a ele e não assinaram o documento.

Após a alteração do cenário a bancada de oposição, Lorenzato destaca, que o grupo possui claras possibilidades de integrar a nova composição e, com isso, reuniram-se com Danelli e declararam que não o apoiariam quebrando o apoio. “Não há sentido apoiarmos um vereador da base governista se nós podemos presidi-la”.

Gostou? Compartilhe