Pavan faz avaliação dos trabalhos da secretaria

Mas o titular da SDR lembra que quatro anos de governo são insuficientes para que todos os programas que foram desenvolvidos possam se firmar e ganhar autonomia.

Por
· 1 min de leitura
Secretário participou da série de entrevistas de balanço da Rádio PiratiniSecretário participou da série de entrevistas de balanço da Rádio Piratini
Secretário participou da série de entrevistas de balanço da Rádio Piratini
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Recuperação dos assentamentos da Reforma Agrária, a qualificação de 30 mil famílias de pequenos produtores através do Programa Leite Gaúcho e o Programa Gaúcho do Cooperativismo são alguns dos temas destacados pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan na entrevista de balanço à Rádio Piratini, neste final de semana.

“Nós já estamos colhendo resultados de tudo que investimentos desde o começo da gestão. Tanto é verdade que as duas maiores safras da história foram a dos dois últimos anos”, destaca.O trabalho do governo de recuperação e valorização da Emater também rendeu bons frutos, entre eles os recordes históricos das safras de grãos. “Fomos o governo que priorizou a agricultura familiar. Nós pensamos a produção dos pequenos agricultores como um setor estratégico para o desenvolvimento do Estado e o fortalecimento da matriz produtiva existente. As políticas públicas são importantes para todos os segmentos, mas em especial àqueles que estão à beira da exclusão”, justifica o secretário.

Mas o titular da SDR lembra que quatro anos de governo são insuficientes para que todos os programas que foram desenvolvidos possam se firmar e ganhar autonomia.“Deixamos um legado de uma grande política de desenvolvimento com inclusão social. Incluímos mais de 12 mil famílias de agricultores da extrema pobreza no mercado. A exclusão no meio rural é diferente do que na do meio urbano, em que as pessoas se aglomeram e ficam fáceis de ser identificadas. No meio rural ela está nas pequenas comunidades espalhadas pelos campos. Mas conseguimos fazer a inclusão de 130 mil famílias de produtores no cadastro do Bolsa Família. Isto merece ter continuidade”, defende.


Gostou? Compartilhe