Sartori assume o governo do Estado

Cerimônia começa às 14h na Assembleia Legislativa. Posteriormente haverá transmissão do cargo no Palácio Piratini

Por
· 2 min de leitura
José Ivo Sartori foi eleito com 3,8 milhões de votosJosé Ivo Sartori foi eleito com 3,8 milhões de votos
José Ivo Sartori foi eleito com 3,8 milhões de votos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 
Em meio a indefinições sobre segundo escalão e primeiras medidas a serem adotadas para reduzir despesas, o governador eleito assume o comando do Estado nesta quinta-feira, 1º. A posse de José Ivo Sartori (PMDB) e do vice José Paulo Cairoli (PSD) está marcada para as 14h em sessão solene na Assembleia Legislativa, onde eles firmarão o compromisso de defender a Constituição. Mais tarde haverá, então, a transmissão do cargo a Sartori pelo atual governador Tarso Genro (PT) no Palácio Piratini. É possível que ainda na mesma tarde o peemedebista já reúna seu secretariado.

Até o começo da tarde de terça-feira, (30), nomes do segundo escalão do governo ainda estavam pendentes de anúncio. O atual secretário da Casa Civil e o que vai assumir o cargo, Márcio Biolchi, definiram que por enquanto irão manter por mais alguns dias as direções de estatais como Corsan, companhias de energia elétrica (CEEE) e de mineração (CRM) e Sulgás, Isso porque o novo governo ainda precisa indicar quem fará parte dos conselhos dessas empresas. São os conselhos que escolhem os novos presidentes. 

Segundo a atual Chefia da Casa Civil, é de praxe que os demais cargos em comissão sejam quase todos exonerados entre hoje e amanhã (1), à exceção de cargos mais pontuais. 

Também nos preparativos para assumir o governo gaúcho, secretários e o chefe da Casa Militar já estiveram no Centro Administrativo do Estado ontem. Já os últimos secretários escolhidos por Sartori, caso de Juvir Costella, no Turismo, Esporte e Lazer, informavam-se sobre suas áreas. À tarde o governador Sartori seguiu para Caxias do Sul, conforme informou sua assessoria, retornando para a posse com a família, a esposa e deputada estadual Maria Helena Sartori e dois filhos.

 Posse  
Na Assembleia a posse obedecerá a todo um ritual. O tenor Eduardo Bighelini  interpretará o Hino Nacional e o Hino Rio-Grandense com a pianista Elda Maria Pires. A posse propriamente dita começará com a abertura da sessão pelo presidente da Casa, Gilmar Sossella (PDT). Logo ele vai interromper os trabalhos e os líderes de bancadas e partidos serão convidados a dirigirem-se ao Gabinete da Presidência. De lá, acompanharão o governador e o vice eleitos ao plenário. O governador eleito José Ivo Sartori vai prometer observar as leis e, após o juramento, haverá a leitura do Termo de Posse. O mesmo vai ocorrer para a posse do vice José Paulo Cairoli. Na sequência, Sossella e Sartori farão seus discursos. Da Assembleia os novos governadores dirigem-se ao Piratini para a transmissão do cargo. A reportagem buscou ontem mais detalhes sobre a cerimônia que está sendo preparada pelo Piratini, mas a informação era que o responsável por toda a organização estava em reunião.

Transmissão
A posse e a cerimônia de transmissão de cargo serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal 16 da NET, canal aberto digital 61.2, internet -www2.al.rs.gov.br/tvassembleia/), em parceria com a TVE (canal 7 da NET, canal aberto digital 30 (7.1) e canal aberto 7 - Porto Alegre), e também poderão ser acompanhadas em tempo real pelo portal da Rádio Assembleia (www.al.rs.gov.br/radioassembleia). Do Palácio Piratini toda a cerimônia será transmitida ao vivo pelo site do governo do Estado: www.rs.gov.br.

 

Gostou? Compartilhe