“Presidente tem que ser presidente de todos. Presidente em sintonia com todos. Não devemos ser presidente de apenas um partido, vamos trabalhar pelo bem de toda a comunidade”. A afirmação foi feita pelo vereador Márcio Patussi, PDT, ao assumir a presidência da Câmara de Vereadores, em solenidade realizada na manhã de terça-feira. No mesmo ato, foram inauguradas as reformas no Plenário Fernando Ferrari e o vereador Márcio Tassi, PTB, que deixa a presidência, fez um balanço da gestão. Em seu discurso, o novo presidente ressaltou a importância do momento em sua carreira política e se comprometeu em trabalhar em prol da comunidade.
Há 18 anos no PDT, com experiência no Executivo, o vereador Márcio Patussi é também advogado e professor. Ingressou no partido aos 17 anos inspirado nos ideais de Leonel Brizola, e foi eleito para o seu primeiro mandato em 2012 com mais de dois mil votos. A experiência efetiva na política iniciou na administração do prefeito Airton Dipp, quando Patussi assumiu a secretaria da Segurança Pública, sendo o primeiro titular da pasta. Antes disso, o advogado passou pela Procuradoria Geral do Município e auditoria do município. Também atuou neste ano como presidente interino da Câmara por cinco meses e assume agora o cargo para os próximos dois anos diante de um novo cenário político, no qual a bancada de oposição está fortalecida. Além disso, Patussi também terá a tarefa de substituir o prefeito Luciano Azevedo, quando este se ausentar do município, o que para ele não pode causar conflito com suas funções na Câmara. “Acredito que deve haver harmonia entre os poderes, e isso precisa ser soberano a qualquer questão política. Independente de ser oposição, tenho muito respeito pela administração municipal”, frisou.
Entre as prioridades apontadas por Patussi está a liberação do canal aberto da TV Câmara, que já começou na gestão de Tassi, e o fortalecimento da comunicação da casa. Além disso, o atual presidente pretende se dedicar a elaboração de novos concursos públicos ainda nos próximos meses, e manter a sintonia entre todas as bancadas que compõem a Câmara. Para realizar o trabalho Patussi contará ainda com a mesa diretora composta pelos seguintes vereadores: vice-presidente - Marcos da Silva (PP), primeira secretária - Claudia Furlanetto (PT), segundo secretário – Eduardo Peliciolli (PSB), terceiro secretário - Paulo Pontual (SDD) e quarto secretário- Claudio Soldá Rufa (PMDB).
Prestação de Contas
O ex-presidente da Câmara, Márcio Tassi, que passou o cargo a Patussi, aproveitou as solenidades para prestar contas de sua gestão. Em 2014, segundo Tassi, foram realizados 101 projetos de Lei, 24 projetos de Lei complementar e 12 projetos de resolução. Em relação aos gastos, o vereador frisou que foram devolvidos aos cofres públicos R$1,6 milhão e destacou que esse é um valor considerável, que foi alcançado com a colaboração de todos. “Trabalhamos nesses dois anos de uma maneira muito enxuta, com muita seriedade e muita contenção de gastos. E isso só pode ser feito com a colaboração de todos os funcionários da casa. Considero esses números satisfatórios para a cidade de Passo Fundo”, apontou Tassi.
Reforma do Plenarinho
A reforma do Plenarinho mostrou a união da manutenção dos aspectos históricos com a modernidade e funcionalidade do novo ambiente. Assinado pela arquiteta Suélen Giacomin, o novo espaço conta com uma sala para a Procuradoria, uma para a Comunicação Social, duas salas específicas para acomodar as Comissões Permanentes e os funcionários que atuam diretamente com ela, além do espaço reconstituído do Plenário Fernando Ferrari. A obra, que custou pouco mais de R$ 320 mil e durou cerca de 10 meses, faz parte das metas traçadas por Tassi ainda no ano passado, quando assumiu a presidência da casa. A arquiteta responsável pela reforma destaca a preservação de espaços antigos do local em contrapartida com espaços novos. “Conseguimos mostrar a história do local e ao mesmo tempo deixar o espaço moderno e funcional”, salienta Suélen.