Presidente Gilmar Sossella apresenta Relatório de Gestão 2014

Sossella destacou os principais temas que mobilizaram o Parlamento ao longo do ano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em um almoço para convidados e imprensa realizado nesta quinta-feira (22), no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, foi apresentado o Relatório de Gestão 2014 da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Gilmar Sossella (PDT), comemorou os resultados obtidos, explicando que mesmo tendo sido um ano atípico – de eleições e Copa do Mundo – todas as propostas levadas à Mesa Diretora foram atendidas.

Sossella destacou os principais temas que mobilizaram o Parlamento ao longo do ano – como a renegociação da dívida do Estado (que motivou mais de dez idas a Brasília até a aprovação de projeto no Congresso), a luta pela justa distribuição dos royalties do petróleo, a retomada do debate sobre o carvão mineral gaúcho e questões ligadas à infraestrutura.

Também discorreu sobre ações que resultaram em redução de gastos para o Parlamento e o Estado. Conforme o presidente, houve uma economia de R$ 2,39 bilhões nos últimos dez anos, a partir da diminuição de diárias, do corte de jetons para sessões extraordinárias e do 14º e 15º salários, da redução de cargos e da revisão de contratos. No período, ainda segundo o presidente, a Assembleia teria reduzido gastos em 0,72%, enquanto os demais poderes os elevaram – em 81,87%, o Executivo; 40,99%, o Tribunal de Justiça; 28,81%, o Tribunal de Contas de Estado; e 20,95%, o Ministério Público.

Sossella ainda destacou a chamada “gestão compartilhada” da 54ª Legislatura, que teve também os deputados Alexandre Postal (PMDB), Adão Villaverde (PT) e Pedro Westphalen (PP) no comando da Casa. Informou que, para a próxima administração, deixava um saldo de R$ 78 milhões no caixa.

 

Gostou? Compartilhe