Aprimorar a gestão pública, com menos burocracia e melhores resultados é o principal objetivo da reestruturação de funções promovida pelo prefeito Luciano Azevedo. Sem gerar novas despesas e utilizando a estrutura já existente, foram criadas as secretarias extraordinárias de Gestão e dos Esportes, além do Escritório de Inovações Urbanísticas.
A Secretaria Extraordinária de Gestão terá a responsabilidade de articular o trabalho entre as secretarias municipais, reduzindo prazos, agilizando processos e assegurando o cumprimento das metas. “Essa Secretaria irá acompanhar a execução das obras, assim como garantir que os programas de governo sejam realizados com competência”, observou o prefeito Luciano Azevedo. O responsável pela pasta será Diórges Oliveira, que hoje atua como coordenador dos programas de governo.
Demanda histórica dos desportistas de Passo Fundo, a criação de uma estrutura voltada exclusivamente ao esporte será atendida com a Secretaria Extraordinária dos Esportes. Tendo à frente o professor de educação física e técnico de voleibol, Gilberto Bellaver, conhecido como “Giba”, terá a missão de difundir e promover atividades desportivas e manter a coordenação e administração dos ginásios, estádios e quadras esportivas do município. Mais do que isso, deverá fazer a articulação direta com os setores do esporte profissional e amador de Passo Fundo.
Por fim, o Escritório de Inovações Urbanísticas, que será vinculado ao gabinete do prefeito, tem como finalidade a execução de ações de curto prazo relacionadas ao mobiliário e à mobilidade urbana. Ou seja, fará intervenções que irão valorizar e revitalizar os espaços públicos e implantar ações que melhorem e organizem a paisagem urbana, entre outras inovações. O Escritório será coordenado pela arquiteta Karine Knob Battisti, secretária adjunta do Planejamento.