Maria Helena Sartori assume Gabinete de Políticas Sociais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira-dama Maria Helena Sartori assume oficialmente nesta sexta-feira (13) o Gabinete de Políticas Sociais do Governo do Estado. Em cumprimento à determinação da Constituição Federal (art. 56, I) e da Constituição Estadual (art. 87, § 2º), ela assume o cargo de secretária de Estado Extraordinária para comandar o Gabinete de Políticas Sociais. A legislação prevê que um deputado só pode licenciar-se do cargo para ser secretário de Estado.

Na última eleição, Maria Helena Sartori fez 31.234 votos e ficou segunda suplente da bancada do PMDB. Com a nomeação de Fábio Branco e Juvir Costella para o secretariado, ela assume nesta quinta-feira (12) o seu mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa. 

Como irá exercer duas funções, uma de secretária e outra de primeira-dama (esta última de caráter benemerente), Maria Helena comunicou em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa que abrirá mão de 50% do salário a que tem direito. "Sei que não posso separar em que momento estarei primeira-dama ou secretária. Mas, por uma questão de foro íntimo, tomei essa decisão", disse ela. 

Entre os seus focos de atuação, estão a implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) no ambiente de ensino do Rio Grande do Sul e o reconhecimento do Primeira Infância Melhor (PIM) como programa de atendimento infantil perante o Ministério da Educação. Para março, o Gabinete de Políticas Sociais está organizando uma série de atividades em comemoração ao Mês da Mulher. 

 

Gostou? Compartilhe