Prefeito presta contas em reunião-almoço

Investimento deverá ser de R$52 milhões em novas obras de pavimentação durante os últimos dois anos de governo

Por
· 3 min de leitura
Prefeito explanou sobre os avanços obtidos e as metas que ainda devem ser alcançadas.Prefeito explanou sobre os avanços obtidos e as metas que ainda devem ser alcançadas.
Prefeito explanou sobre os avanços obtidos e as metas que ainda devem ser alcançadas.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 O município deve investir R$52 milhões em novas obras de pavimentação durante os últimos dois anos de governo. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Azevedo, durante reunião-almoço promovido pela CDL, no final da manhã de ontem no Clube Comercial para prestação de contas do governo. O recurso foi captado pela Coordenadoria de Projetos Especiais, junto ao Governo Federal e vai viabilizar a recuperação da pavimentação asfáltica da Avenida Brasil, dos Loteamentos Coronel Massot, Jeronimo Coelho, Nene Graeff e em regiões que obras desse gênero ainda não aconteceram. “Os projetos já foram concluídos e foram entregues para a Caixa Econômica Federal”. O prefeito destacou que a manutenção asfáltica no município é um problema antigo e resultante de uma série de fatores que obrigam manutenção constante. “A situação dos buracos não é nova ela decorre de uma série de circunstancias como o uso de asfalto sem qualidade, pisos com problema em vários lugares, além das chuvas, que no final do ano passado e inicio deste ano registram volumes expressivos”. Nos primeiros dois anos a Administração pavimentou 511 quadras e deve dar sequencia a modalidade de pavimentação que vinha adotando até então.

Luciano descartou a possibilidade de o Município investir em grandes obras para o trânsito. Segundo ele, a construção de elevados ou trincheiras para proporcionar novos espaços de fluidez do transito não são viáveis no aspecto econômico. “Vamos realizar obras dentro das nossas possibilidades e com os recursos que dispomos”. A Administração realizou estudos para analisar a viabilidade da retirada das escadarias na Rua Independência e da Rua General Netto e construir obras que possibilitassem o fluxo do trânsito nesses locais.

Obras entregues

A preocupação com a revitalização e recuperação dos espaços públicos de lazer foi um dos pontos enfatizados pelo prefeito durante o evento. Ele citou a Praça Marechal Floriano, a área foi a primeira revitalizada durante sua gestão e que passou a ser um novo espaço de lazer para a comunidade. Agora, em uma nova etapa, ela deve passar pela recuperação do piso que devido ao tempo apresenta várias imperfeições. O projeto está sendo avaliado já que os custos para esse processo são altos.

A revitalização do Parque da Gare vai iniciar até o final do primeiro semestre. A intenção da Administração é que a obra possa ser entregue no primeiro semestre de 2016. A contratação da empresa que fará a obra passa por processo final. Já a implantação da ciclovia foi destacada não apenas como uma nova área de lazer ao município, mas também como uma alternativa barata e como modal viário a ser incentivado em Passo Fundo.

Incentivos empresariais

De acordo com o Chefe do Executivo, a redução da vinda de novas empresas ao município segue uma tendência estadual e nacional resultado da retração da economia. Porém, em contrapartida o município trabalha no incentivo e expansão dos empreendimentos de qualquer porte. “Concentramos nosso primeiro ano de governo trabalhando em obras que haviam se instalado no município, atraídas de forma competente pelo Governo Dipp. Nos outros dois anos concentramos nossa atuação no apoio e incentivo de empresas locais”. As micro e pequenas empresas cresceram expressivamente no último ano. Segundo ele, foram mais de 2 mil negócios que saíram da informalidade e se legalizaram. “Isso é resultado da facilidade, desburocratização e incentivos para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos”.

Prestação de contas

O prefeito apresentou os avanços obtidos nas áreas da saúde e educação a partir da entrega de novas unidades de saúde e novas escolas para a comunidade.

Na saúde ele destacou que a Administração entregou cinco unidades de saúde, nos bairros Nenê Graeff, Parque Farroupilha, Santo Antônio da Pedreira, Valinhos e Nonoai. Ainda, está para ser entregue a unidade da Vila União, além das outras duas obras em construção, no Loteamento Independente e Vila Nova/Santa Maria. Em dois anos, serão beneficiadas em torno de 48 mil pessoas. Ele apontou que dados prévios demonstram que entre 2012 e 2014 foi dobrada a dispensação de medicamentos. O apontamento se dá por duas razões: diminuição da falta de medicamentos no dia a dia e o papel cumprido pelo Programa Farmácia Mais Perto, a farmácia móvel que tem democratizado a distribuição de medicamentos.

O Teleagendamento de consultas, uma demanda da comunidade deve começar a funcionar em breve. O cronograma de implantação prevê que 16 unidades de saúde no município oferecerão o serviço aos usuários, incluindo o Hospital Municipal Dr. César Santos nesta primeira etapa. A meta da administração é ampliar para toda a rede em dois anos.

Na educação , Luciano enfatizou que em dois anos foram entregues sete novas escolas municipais de Educação Infantil e uma de Ensino Fundamental. Outras cinco escolas de Educação Infantil estão em construção.

Gostou? Compartilhe