O deputado Diogenes Basegio, PDT, esteve ontem com o Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, manifestando preocupação com a informação de que a empresa Avianca deve encerrar suas atividades em Passo Fundo até julho deste ano. “Tendo em vista o posicionamento da empresa Avianca quanto ao encerramento de suas operações no aeroporto de Passo Fundo a partir de julho devido à inadequação dos serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndio, estamos novamente aqui dialogando com o governo federal para que o incansável trabalho que vem sendo realizado em âmbito estadual receba uma maior atenção de Brasília. Não podemos perder mais um voo, já a região já está muito prejudicada sem o voo direto Passo Fundo/Porto Alegre”, ressaltou o líder da bancada trabalhista.
Padilha destacou que a Secretaria já notificou o governador e a Secretaria dos Transportes sobre a situação. “A Secretaria habilitou, em 2013, 53 bombeiros de aeródromo no Estado, sendo 16 profissionais destinados a Passo Fundo. Também há previsão de entrega de um novo carro contra incêndio de aeródromo para a localidade, com capacidade equivalente ao atualmente disponível”, argumentou. O ministro destacou ainda que Secretaria deve providenciar a aquisição dos equipamentos necessários para auxiliar nos pousos e decolagens no aeroporto.
Em janeiro deste ano, uma comitiva da região Norte do Estado, liderada por Basegio, foi recebida pelo ministro em Brasília. Na ocasião, o parlamentar retornou ao Estado com a notícia da liberação de R$ 44 milhões da Secretaria de Aviação Civil que foram destinados a subsidiar a construção de um novo terminal e a ampliação da pista e da área de taxiamento. Além da liberação do recurso financeiro, Padilha afirmou ainda que o prazo máximo para a conclusão das melhorias no Aeroporto é de 14 meses após o início das obras, que ainda não contam com uma data inicial.
Também estiveram na Secretaria da Aviação Civil para tratar sobre a situação do Aeroporto de Passo Fundo o Secretário Estadual dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen; o ex-deputado federal Beto Albuquerque; e os deputados estaduais Juliano Roso e Frederico Antunes. “Estamos mobilizados e temos um ministro que conhece o Rio Grande do Sul e suas demandas no que se refere ao sistema aeroportuário. Nossa reunião foi bastante produtiva e demonstrou uma sintonia fina entre o estado e o ministério, que está totalmente à disposição para nos ajudar a suprir as necessidades urgentes de infraestrutura dos nossos aeroportos”, destacou Westphalen.