Momento de fomentar políticas locais para o trânsito

Atividade pretende dialogar com a sociedade na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e contribuir para a formação de condutores mais conscientes

Por
· 1 min de leitura
Vereador Wilson Lill, é presidente da Frente Parlamentar.Vereador Wilson Lill, é presidente da Frente Parlamentar.
Vereador Wilson Lill, é presidente da Frente Parlamentar.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Frente parlamentar mista pelo trânsito seguro promove, nesta semana, a 1ª Conferência Municipal do Trânsito Seguro. De acordo com o presidente da frente parlamentar, o socialista Wilson Lill, o objetivo do evento é dialogar com a comunidade para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e pretende contribuir na formação de condutores mais conscientes. As atividades serão concentradas na quinta e sexta-feira, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. As inscrições são feitas por e-mail ou durante a abertura, mas estarão sujeitas a disponibilidade de vagas.


Durante a abertura da conferência acontece o lançamento do selo temático “Se beber não Dirija”, proposta no ano passado pela vereadora Cláudia Furnaletto (PT) e compõe um dos trabalhos desenvolvidos pela Frente Parlamentar. O selo estabelece  obrigatoriedade que os bares, lanchonetes, lojas de conveniência, restaurantes, casas de eventos, estabelecimento similares, e em qualquer local que se promova a oferta e a venda de bebidas alcoólicas, divulguem em seus cardápios, panfletos, cartazes e demais propagandas o selo. O mesmo vale para qualquer evento que comercialize bebidas alcoólicas. Aqueles estabelecimentos que não adotarem estarão sujeitos a multa.


As temáticas nas palestras devem abordar desde a situação de hostilidade vivenciada pela comunidade, os gastos de recursos públicos em virtude dos incidentes de trânsito, até exemplos de conscientização e educação neste espaço.


Com isso, no primeiro dia de atividades o vereador Alberi Grando (PDT), que também atua como auditor do SUS, fará um esboço dos Incidentes no Trânsito, quantificando as sequelas causadas pelos acidentes. Em seguida um espaço será ocupado para abordar os atendimentos de urgência e emergência onde serão passadas orientações aos participantes e na sequencia acontece uma simulação de incidentes com múltiplas vítimas.  A mobilidade urbana e a sua relação com a segurança no trânsito será trabalhada pelo conferencista, Marcos Bicalho, para abrir as atividades do segundo dia de conferência. O presidente do SindiMotos do Rio Grande do Sul, Ricardo Haas, também participará de um painel e trará o contexto conturbado vivido pelos profissionais dessa categoria em meio aos condutores de carros de passeio. Na sequencia, as experiências de Ijuí e Caxias do Sul serão retratadas demonstrando exemplos práticos de boa conduta e segurança de trafego.


Programação paralela
Exposição: “Estatísticas Tem Rosto” – Programa Vida Urgente
“Siga pela Vida “– CFC Autotec e IOT
“Livro Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito” - Fabio Melo
Curso Online de Segurança no Trânsito – Honda CETH

Inscrições
Inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

Gostou? Compartilhe