Juiz Sílvio Luís Algarve é homenageado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prédio do Foro da Comarca de Passo Fundo passou a ser designado com o nome do juiz Sílvio Luís Algarve. O magistrado faleceu em 25 de maio do ano passado. Ingressou na magistratura como pretor, em 1984, na Comarca de Sarandi. Atuou, entre outras funções, como juiz-assessor da Presidência do Tribunal de Justiça. A denominação do prédio quebrou uma praxe do Poder Judiciário gaúcho e foi autorizada, por unanimidade, pelos integrantes do Órgão Especial do TJ.

O presidente do TJ, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, se disse orgulhoso. “Em época de tantas notícias negativas de apropriação da coisa pública, sinto-me gratificado com o reconhecimento de um magistrado da estatura de Sílvio Luís Algarve. São tempos amargos que exigem referências como foi o colega homenageado”, acrescentou. Já o desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa destacou que a cerimônia quebra uma tradição secular do Poder Judiciário, mas que se justifica pela pessoa ímpar que inspirou o evento.

Emocionada, a viúva Maria Lúcia Kurtz Algarve, acompanhada da filha, Ana Laura Algarve, agradeceu a iniciativa dos amigos e do Poder Judiciário. Em sua manifestação, destacou a humildade e a capacidade de realização do marido.

O juiz-diretor do Foro da Comarca de Passo Fundo, Orlando Faccini Neto, afirmou que as decisões de Sílvio Algarve não eram apenas sentenças, mas soluções para diversos problemas. “Infelizmente o destino não é justo, porque às vezes leva do nosso convívio pessoas brilhantes muito cedo, como é o caso do nosso homenageado”, referiu. O prefeito, Luciano Azevedo, lembrou que Sílivo Algarve manteve uma relação muito próxima com a cidade porque sempre teve grande envolvimento com todos os segmentos. “Esta postura marcou profundamente a sua trajetória. Por isso, nada mais justo que perpetuar a memória de um grande juiz”, reiterou.

Gostou? Compartilhe