Morre Mendes Ribeiro Filho

Velório acontece durante todo o domingo na Assembleia Legislativa

Por
· 1 min de leitura
O ex-deputado lutada contra um câncerO ex-deputado lutada contra um câncer
O ex-deputado lutada contra um câncer
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Morreu aos 60 anos, na madrugada deste domingo, o ex-deputado federal e ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho. Ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre. O velório do político começou às 8h na Assembleia Legislativa (AL) e será cremado no final do dia. Mendes Ribeiro Filho seguiu os passos de seu pai, o também advogado e político Jorge Alberto Beck Mendes Ribeiro, que também foi radialista e ingressou na vida pública ainda jovem.

Em 2011, foi nomeado ministro da Agricultura em 2011, pelo vice-presidente Michel Temer, colega de PMDB. Mas, ele deixou o ministério em março de 2013 ao ser diagnosticado, novamente, com um câncer no cérebro. Ele já havia retirado um tumor em 2007. Em abril deste ano, o peemedebista pediu aposentadoria por invalidez na Câmara, impossibilitado de exercer o mandato.

Graduado em direito pela PUC, o político assumiu o primeiro mandato como vereador em Porto Alegre em 1982 pelo PDS. Antes disso, já havia ocupado alguns cargos do segundo escalão do Executivo municipal e na Assembleia Legislativa. Foi deputado estadual nas legislaturas de 1986 a 1990 e de 1991 a 1994. No Executivo estadual ocupou três secretarias: Justiça (1983-1984); Obras Públicas, Saneamento e Habitação (1995-1996) e Casa Civil (1996-1999). Em 1995, trocou a Assembleia Legislativa pela Câmara dos Deputados. Em 2004, concorreu ao cargo de prefeito de Porto Alegre. Desde 1996 exerceu o cargo de deputado federal até ser indicado, em agosto de 2011, ao Ministério da Agricultura.

Mendes Ribeiro foi nomeado ministro da Agricultura em 2011, pelo vice-presidente Michel Temer, colega de PMDB. Porém, ele deixou o ministério em março de 2013 ao ser diagnosticado, novamente, com um câncer no cérebro. O político já havia retirado um tumor em 2007. Em abril deste ano, o peemedebista pediu aposentadoria por invalidez na Câmara, impossibilitado de exercer o mandato.

Luto oficial

O governador José Ivo Sartori decretou luto oficial por três dias e lamentou a perda do seu correligionário e amigo. "A trajetória de Mendes Ribeiro Filho foi marcada por lealdade e espírito público. Ele era um ponto de equilíbrio em todas as ocasiões. O consenso e o entendimento faziam parte de sua natureza. Mendes foi um grande ser humano, político e amigo. Acima de tudo, um agregador", disse Sartori.

 

*Com informações do Correio do Povo

Gostou? Compartilhe