O vereador Alex Necker (PCdoB), está buscando o apoio dos demais parlamentares para aprovar uma Moção de Contrariedade às alterações no FIES. Conforme Alex, os universitários e os estudantes que pretendem ingressar em uma instituição de ensino superior não podem ser diretamente afetados por estas questões. “Entendemos que o Governo Federal precisa regularizar e regulamentar muitas questões relacionadas ao FIES e também em outros setores e programas, mas essas mudanças precisam ser amplamente discutidas, paulatinas e sem prejuízos aos direitos que já são uma conquista da nossa sociedade”.
O legislador explicou ainda que a proposta da Moção é mostrar à contrariedade da Câmara de Vereadores de Passo Fundo a maneira como os recursos do FIES foram reduzidos. “Enquanto vereadores, precisamos fazer a nossa parte. Não compete a nós alterarmos a maneira como o Governo está conduzindo sua política em relação ao FIES, porém devemos nos posicionar”.
O vereador também está preocupado com a sustentabilidade financeira de diversas instituições de ensino. “O FIES é uma importante fonte de receita para diversas instituições de ensino superior, privadas e comunitárias. Ter redução nos contratos ou corte nos repasses será extremamente prejudicial para diferentes segmentos da sociedade”. A Moção de Contrariedade, assim que aprovada, será enviada para entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), que vem defendendo os interesses estudantis; e ao Ministério da Educação (MEC).