Aprovado durante a sessão de ontem, na Câmara de Vereadores, a criação da comissão especial que vai acompanhar as obras no aeroporto Lauro Kortz. O presidente da Casa, vereador Márcio Patussi (PDT), suspendeu a sessão para que as comissões permanentes pudessem se reunir para conceder o parecer para a matéria e inseri-la na Ordem do Dia.
A iniciativa da criação da comissão foi de Patussi através da Mesa Diretora, diante do debate em relação as nascentes próximas ao aeroporto, em especial, o impacto da ampliação das obras que podem afetar os mananciais próximo ao local. A Comissão Especial do Aeroporto Lauro Kortz, vai acompanhar a viabilidade ambiental, o processo de modernização e ampliação sustentável do aeroporto de Passo Fundo. A partir de agora serão eleitos os vereadores titulares da Comissão, que têm a missão de acompanhar uma audiência especial com a Frente Parlamentar Gaúcha da Aviação Civil Regional, que deve ocorrer na última semana de maio, na Assembleia Legislativa, que vai esclarecer questões sobre a obra de ampliação do Lauro Kortz.
Acessibilidade
O legislativo também aprovou na sessão de ontem o projeto IPTU Acessibilidade. O projeto de autoria do vereador Eduardo Peliciolli (PSB) propõe a redução em 5% do IPTU para os proprietários que implantarem ao passeio público as normas da NBR 9050. A normativa padroniza ao passeio público condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, idosos e universaliza o acesso. O projeto foi aprovado pelo mérito, mas pode ser vetado pelo prefeito Luciano Azevedo já que impacta diretamente na arrecadação do município.