A Frente Parlamentar da Reforma Política Popular da Câmara de Vereadores promove uma audiência pública na noite de hoje, às 19h, no Plenário Sete de Agosto para debater a reforma política. A atividade vai oportunizar espaço para a população se manifestar sobre o tema e os itens apontados farão parte de um documento que será elaborado e encaminhado para o Congresso Nacional.
Segundo o vereador Wilson Lill (PSB), que compõem a frente parlamentar, a audiência tem o objetivo de ampliar o debate dentro do município já que vai oportunizar a exposição de ideias e apontamentos através da participação de lideranças políticas de vários segmentos e comunidade em geral. Na atividade também é esperada a participação de estudantes de diversas escolas do município.
Uma das preocupações dos vereadores que compõem o grupo é com a ausência da participação da sociedade na construção da proposta que tramita no Congresso Nacional. Dessa forma, a audiência pública pretende fomentar a participação da comunidade na construção de propostas que possam contemplar o projeto de reforma política e, assim, atenda as demandas do sistema político brasileiro.
Os vereadores destacam que alguns pontos estabelecidos não contemplam diversos aspectos que deveriam ser levados em consideração e não contribuem para a construção de um sistema eficiente. Por isso, o espaço vai ser destinado a debater também assuntos vitais como a forma como deve acontecer o financiamento privado de campanhas, a obrigatoriedade do voto, a reeleição e o chamado “distritão”, dentre diversos outros itens que fazem parte da proposta.