A Comissão Especial de Estudos e Projetos para Viabilizar as Obras Necessárias na BR 285 – perímetro urbano de Passo Fundo, esteve reunida com entidades e empresários. Durante o encontro, algumas ações como uma audiência com o executivo, empresários, Comissão e presença do DNIT foram discutidas.
Na reunião, as empresas nas proximidades da BR 285 se comprometeram em providenciar um Relatório Individual até 26 de maio e entregá-lo a Comissão, que vai produzir um documento apontado as necessidades da duplicação do trecho e o apresentará ao Ministério Público.
Conforme o presidente da Comissão vereador Pedro Daneli (PPS), a Comissão se comprometeu em agendar uma audiência com o Ministério Público local e outra com o DNIT em Porto Alegre, “pois o processo depende agora do órgão na Capital, sendo oportuno a Câmara de Vereadores abrir esse canal de diálogo com o Departamento sobre as obras em andamento e as futuras”.
O Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental para a duplicação já foi aprovado em Brasília e aguarda a elaboração do Termo de Referência (documento que dá as diretrizes para elaboração do projeto). A partir do Termo de Referência pronto, abre-se licitação para elaboração do projeto da obra.