Lauro Kortz tem categoria de segurança elevada

Alteração viabiliza manutenção do voo operado pela Avianca que liga Passo Fundo a São Paulo e possibilita novas conexões

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria de Transportes e Mobilidade do Governo do Estado anunciou a elevação da categoria de segurança do aeroporto regional Lauro Kortz de 3 para o nível 5. Segundo o secretário de Mobilidade e Transportes, Pedro Westphalen, a ANAC já enviou para a Força Aérea a solicitação de NOTAM (documento que divulga antecipadamente toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea) e deve publicar a elevação na segunda-feira.

A alteração vai possibilitar que companhias aéreas possam operar com aeronaves maiores como o Airbus 318, por exemplo, já confirmado pela Avianca. A companhia havia ainda anunciado a interrupção do voo que liga Passo Fundo a São Paulo já que precisaria trocar a aeronave por uma com mais acentos. Além disso, a Avianca havia interrompido a emissão de bilhetes para este voo, já que a categoria 3 não comportava a nova aeronave.

Diante deste indicativo um trabalho articulado entre Poder Executivo, Governo do Estado, Departamento Aeroportuário (DAP) e 7° Comando Regional do Corpo de Bombeiros foi desenvolvido para buscar a elevação da categoria do aeroporto e impedir o fim de operação deste voo. A medida também torna propensa a possibilidade de novos voos realizados por outras companhias e até o retorno do voo realizado pela Azul que ligava Passo Fundo a Porto Alegre.

De acordo com o representante do departamento técnico do DAP, Sérgio Alencar, o primeiro passo para elevação da categoria do aeroporto iniciou em 2012, com a aquisição de um novo caminhão de bombeiros com maior capacidade de água. Porém, os reservatórios não eram suficientes para viabilizar a elevação. Também eram necessários alguns ajustes, como equipamentos. “No início deste ano recebemos um segundo caminhão de categoria 5. A partir daí começamos com este trabalho articulado com o intuito de elevar a categoria do aeroporto. Para isso, foi elevada a capacidade de armazenamento de água, equipamentos foram adquiridos e bombeiros receberam treinamento necessário para atuar neste setor”.
O secretário de desenvolvimento econômico, Carlos Eduardo Lopes, explicou que o município procurou realizar alguns ajustes necessários, por exemplo, reparos elétricos e na bomba de sucção. Além disso, o município encontrou um meio jurídico para a realização de um acordo de gestão que irá ressarcir o Governo do Estado com possíveis horas extras ou outras despesas decorrentes dos bombeiros. A medida se faz necessária devido a situação econômica do Estado.

Mais segurança
O aeroporto de Passo Fundo possui dois caminhões de bombeiros aptos a atender voos comportados pela categoria 5. Segundo Alencar, isso significa mais segurança aos usuários, já que isso possibilita que bombeiros urbanos, que também receberam treinamento, possam atuar em casos de desastres aéreos.

Gostou? Compartilhe