Padilha garante investimentos

Anuncio foi feito para lideranças regionais que estiveram reunidas com ministro em Porto Alegre

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha garantiu os investimentos da ordem de R$44 milhões para a ampliação e melhorias do aeroporto regional Lauro Kortz. O anuncio foi feito da tarde desta sexta-feira (26) durante encontro com lideranças regionais em Porto Alegre.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Patussi (PDT) o encontro teve o objetivo de reafirmar a garantia dos recursos que já estavam previstos no orçamento deste ano com Padilha. A previsão é que sejam direcionados R$44 milhões oriundos do Fundo Nacional da Aviação Civil em obras de ampliação e melhorias da estrutura aeroportuária de Passo Fundo.

Segundo Padilha a obra será licitada a partir do licenciamento ambiental, etapa que ainda está em andamento na FEPAM. Segundo informações do Departamento Aeroportuário do Governo do Estado, o projeto de licenciamento do Lauro Kortz está entre as prioridades do órgão responsável, mas ainda não há previsão de quando o licenciamento será liberado.

O presidente da Acisa, Marco Mattos também fez parte da comitiva e disse que saiu do encontro ainda mais otimista. “A confirmação dos recursos é uma das notícias mais importantes. Não estamos sob a ameaça de qualquer corte de investimentos, ao contrário, apenas aguardamos a licença ambiental para ter inicio o processo de licitação”. De acordo com ele, o encontro demonstrou a intenção das lideranças para acelerar as etapas que antecedem a execução das obras. “Precisamos manifestar de todas as formas, seja a escrita ou falada a importância fundamental que este modal representa para a região”.

Patussi ainda destacou que durante o encontro foi apontada a possibilidade de realização de parcerias público-privadas para gestão do aeroporto. “Mas isso é um processo que não será provocado neste momento. Agora nosso foco é a liberação da licença da Fepam para que aconteça a licitação e as obras possam iniciar conforme o planejamento”. De acordo com ele, neste momento é importante manifestar para o órgão a urgência da analise e liberação do licenciamento. “Os projetos que ingressam para analise da Fepam entram em uma fila e, por isso, é preciso demonstrar a urgência para tentar acelerar esse processo já que os recursos já estão garantidos”.

Comitiva

Acompanharam a reunião, representando o legislativo, o presidente da Casa, vereador Marcio   Patussi  (PDT), o presidente da Comissão Especial de Viabilidade Ambiental e Modernização do Aeroporto, vereador Paulo Neckle (PMDB), o vereador João Pedro Nunes (PMDB),  ainda,  deputado federal, Afonso Motta (PDT),  presidente da Acisa, Marco Mattos,  reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, secretário de desenvolvimento, Carlos Eduardo Lopes da Silva e o vice-presidente da Fiergs, Antônio Roso.

 

Gostou? Compartilhe