Vereadores estudam adaptar proposta

Vereadores fazem primeira reunião para implantação do Programa de Pacificação Restaurativa em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Encontro teve participação do juiz Dalmir FranklinEncontro teve participação do juiz Dalmir Franklin
Encontro teve participação do juiz Dalmir Franklin
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Na primeira reunião do Grupo de Trabalho vinculado a Comissão Especial de Direitos Humanos (CDH), os vereadores Wilson Lill (PSB), Alex Necker (PCdoB) e Eduardo Peliciolli (PSB) juntamente com o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Passo Fundo, Dalmir Franklin Junior e representantes de entidades, ampliaram as discussões da implantação do Programa de Pacificação Restaurativa em Passo Fundo. As estratégias do Projeto de Lei de Caxias do Sul foram analisadas pelos representantes do grupo. Os presentes iniciaram a adaptação do PL para a realidade de Passo Fundo e, ainda, foram propostas novas redações e substituições de Emendas ao PL de Caxias do Sul.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Passo Fundo, Dalmir Franklin Junior, um dos articuladores da implantação da Justiça Restaurativa em Passo Fundo, ressaltou a eficácia da dessa forma de justiça nas relações de conflito. “São práticas conciliadoras que podem melhorar as questões de conflito dentro das escolas, no trânsito, dentro do sistema penitenciário, em várias instâncias” comentou. Ele destacou ainda que, em 2015, 25 pessoas foram capacitadas pelo judiciário para trabalhar como facilitadores desse processo de implantação em Passo Fundo.

O vereador Wilson Lill, destacou a importância da implantação dessa justiça em Passo Fundo como sendo um passo para a paz enquanto que, o vice-presidente da CDH, vereador Alex Necker salientou, a sensibilização do executivo para tal proposta. Também estava presente, o vereador Eduardo Peliciolli. O PL será discutido novamente na quinta-feira (16) durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos. A próxima reunião do GT acontece no dia 27 de julho. Os encaminhamentos da reunião serão repassados ao Procurador Geral do município, Adolfo Freitas e, ainda, será solicitada uma reunião com o executivo para apresentação da 

Gostou? Compartilhe