O carnaval de rua de Passo Fundo está consolidado como um dos grandes eventos da cidade ano. Porém, as pessoas que trabalham para que a festa aconteça passam por muitas dificuldades durante o ano para colocarem suas escolas na avenida. Os gastos com materiais para fantasias, carros alegóricos não são poucos. Além disso, o aluguel dos barracões é mais um empecilho que dificulta o trabalho das escolas.
Com isso, em uma reunião realizada na Câmara de Vereadores na noite da última quarta-feira (26), o vereador Partic Cavalcanti (DEM), apresentou para os representantes das escolas, a possibilidade de se discutir com a administração municipal a realização do carnaval de rua de Passo Fundo de 2016, no Parque Wolmar Salton, local onde por muito tempo foi realizado a Efrica. “Ouvimos os representantes das escolas de samba de Passo Fundo, e vamos agora conversar com o poder executivo em relação da viabilidade de que, com o auxílio do município, estas escolas administrem o Parque Wolmar Salton, sendo que lá contariam com toda estrutura para seus barracões, e fazendo aquele local, que hoje encontra-se sem grande utilidade, a nova casa do carnaval passo-fundense”, informou o vereador do DEM, ressaltando ainda que a ideia veio após vários relatos de integrantes das escolas de samba em relação aos custos que possuem durante o ano.
“Estamos trabalhando nisso no sentido de facilitar o trabalho das nossas escolas de samba, que precisam gastar com aluguéis dos barracões, reboques para os carros alegóricos, coisas que, com o carnaval no Parque Wolmar Salton, seria eliminado. Portanto, conversamos com quem trabalha com o carnaval, agora vamos laçar a discussão com a administração municipal, e também com toda comunidade da nossa cidade. A ideia é oportunizar um local que venha impulsionar ainda mais o nosso carnaval, com segurança, limpo, enfim, para que possa dar todas as condições de trabalho para as pessoas que fazem esta festa maravilhosa que assistimos todos os anos nas ruas”, finalizou Cavalcanti.