A Câmara de Vereadores de Passo Fundo, homenageou nesta quarta-feira (14), a Associação dos Surdos de Passo Fundo (ASPF), que há 25 anos atua de forma filantrópica no município. De autoria da vereadora Claudia Furlanetto (PT), a solenidade ressaltou a relevância da entidade perante a inclusão de pessoas surdas e deficientes auditivas na sociedade.
A Associação de Surdos de Passo Fundo (ASPF), fundada em 06 de maio de 1990, é uma grande incentivadora da cultura surda, da difusão da Língua Brasileira de Sinais e da prática de esportes no município. A entidade tem como premissa, ser um espaço de encontro com seus usuários, para troca de informações, conversas informais, socialização, lazer e prática de esportes.
Através da Língua de Sinais, a vereadora proponente da Sessão, Claudia Furlanetto, comentou sua trajetória de comprometimento com a comunidade surda de Passo Fundo e destacou que continua lutando por avanços. “Hoje podemos ver surdos trabalhando, sendo professores e mostrando suas capacidades iguais aos ouvintes. Ainda faltam interpretes, professores surdos nas escolas, faltam concursos e muitas garantias, mas junto com os demais vereadores podemos engrandecer essa luta em busca de educação digna, saúde de qualidade para todos, enfim ao acesso a todos os direitos” expressou.
Com 25 anos de atuação, a Associação desenvolve ações que garantem a igualdade de oportunidades, plena participação, vida independente e autossuficiência econômica das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, visando a cidadania e a plena inclusão a vida social.A presidente da Associação dos Surdos de Passo Fundo, Tatiane Souza, através da Língua de Sinais e traduzida pela interprete Cristiane Pereira, agradeceu a homenagem e lembrou a luta da Associação por um mundo melhor para a comunidade surda na busca da comunicação inclusiva em todos os espaços. A Sessão foi marcada pela entrega da Placa de Honra ao Mérito à Associação de Surdos de Passo Fundo.