Neste 15 de outubro, data em que se comemora o Dia do Professor, o espaço de reflexão e valorização se faz necessário acerca de uma das profissões mais nobres. Por isso, a Prefeitura de Passo Fundo em um ato simbólico realizou a solenidade de distinção ao Educador Emérito. A professora Deonice da Silva Gomes foi a homenageada pelos mais de 20 anos de trajetória na área da educação.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Arno Otto Kiehl, no Bairro Primeiro Centenário, foi o palco da homenagem, lugar onde Deonice atua há 24 anos como professora, sendo nove anos no cargo de diretora. Com graduação em Pedagogia Séries Iniciais e especialização em Supervisão Escolar pela Universidade de Passo Fundo (UPF), a prô Déo, como é conhecida, iniciou a carreira docente há 27 anos.
“Trabalho com o melhor grupo de professores, por isso, esse momento é nosso, é de todos aqueles que lutam pela educação. Tenho uma longa caminhada e só posso agradecer, essa escola é um pedaço do meu coração, a minha comunidade e onde eu vivo. Acima de tudo, acredito na educação muito mais no lugar que estou, meus filhos estudam aqui porque realmente acredito no ensino da rede municipal”, frisou a professora Deonice, após receber a medalha Educador Emérito 2015 do prefeito Luciano Azevedo.
Para Luciano, a homenagem se estende para todos os professores municipais, pelo empenho de cada um dos profissionais que ajudam a construir uma Passo Fundo melhor. “É uma alegria fazer essa homenagem. Deonice é apaixonada pelo que faz, com grande vínculo com a comunidade e sempre em busca de soluções. A escolha foi unânime por toda comunidade escolar que conhece seu trabalho. Essa é uma homenagem da cidade de Passo Fundo para os professores”, ressaltou o prefeito.
A professora Iara Terezinha Anzolin, em nome de toda a comunidade escolar, prestou homenagem à Deonice, carinho que também foi lembrado pela filha da professora, Milena Gomes. “Você é uma heroína. Espero que você possa se orgulhar de mim assim como eu me orgulho de você. Parabéns por essa conquista tão merecida”, disse Milena.
O secretário de Educação, Edemilson Brandão, observa que o Dia do Professor deve ser lembrado sempre, pela força em educar e mudar o mundo.
Educador Emérito
A distinção com a medalha do Educador Emérito é feita todos os anos, como uma forma de valorizar o trabalho do professor e o comprometimento com a educação. A comunidade escolar indica o nome de professores para a homenagem, escolha que posteriormente é feita com base no trabalho realizado e na figura representativa do professor que contribui de forma relevante para um ensino de excelência.