A Comissão de Orçamentos e Tomadas de Contas (COTC) da Câmara de Vereadores, recebeu ontem a previsão orçamentária do município para 2016. O projeto foi examinado primeiro pela Procuradoria do Legislativo. O presidente da COTC, Rui Lorenzato (PT), deve anunciar na próxima segunda-feira o cronograma de tramitação do orçamento, com prazo para apresentação de emendas e, também, ser definido o relator do projeto. A reunião está marcada para às 10h30. O presidente da COTC destaca que o mais importantes neste momento é ouvir a população, “Tem que atender a comunidade, as demandas que essa comunidade tem em relação aos investimentos do ano que vem. Cada vereador tem uma relação com alguns grupos da sociedade, então é necessário ouvir para apresentar emendas. A gente espera que seja um processo de debate muito bom”, relata Lorenzato.
O orçamento de 2016, que o Executivo encaminhou para o Legislativo, estima uma receita de R$ 594.481 milhões, o que representa um acréscimo de 6% comparando com ao orçamento deste ano. A Prefeitura informou que a Secretaria do Interior deverá ter seu maior orçamento da história, com um aumento de mais de 20% em relação ao ano passado. O que é contestado pelo presidente da Comissão de Orçamento. Segundo Lorenzato de 2014 para 2015 houve uma redução de 30% do valor para essa secretaria. A projeção para 2016 nada mais é do que repor apenas 20% do valor que foi reduzido. “Esse valor para a Secretaria do Interior deixa a desejar. É ilusório”, diz.
Grande Expediente
O orador do Grande Expediente da sessão de ontem, foi o vereador padre Wilson Lill (PSB), em permuta com o vereador Renato Tiecher (SDD). Ele aproveitou o momento para parabenizar a empresa da Tecnovisual e também destacar o empreendedorismo em Passo Fundo.
10 anos do Palhaço Uhu
Utilizando a tribuna na tarde de ontem, diversos vereadores usaram seu tempo para parabenizar o vereador Gleison Consalter (PT), dono do personagem Palhaço Uhu, que comemora 10 anos de existência hoje. As homenagens foram realizadas por integrantes do PTB, PT, SDD, PMDB e PCdoB. Gleison agradeceu a todos e relatou que foi muito bem recebido quando entrou na Câmara.
Moção
Também, na sessão de ontem, foi aprovada por unanimidade a Moção de Apoio à permanência da Base Avançada do IBAMA em Passo Fundo, a intenção é transformá-la em Escritório. O documento será entregue, pessoalmente, pela Comissão de Bem Estar Social (CEBES), proponente da Moção, durante audiência na Superintendência Estadual do IBAMA, na próxima sexta-feira (23), em Porto Alegre. Ainda será envido à Presidência Federal do IBAMA, ao Presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Presidente da Câmara Federal de Deputados, Ministério Público Federal.
Conforme o presidente da Cebes, vereador Sidnei Ávila (PDT), “diante disso, resta nítido a necessidade da manutenção desta Base Avançada e, ir além disso, transformá-la em escritório. Para tanto juntamos documentos para reforçar esta Moção de Apoio à manutenção da Base Avançada do Ibama, na cidade” salienta o vereador.
Pneu na Tribuna
O fato mais curioso da sessão de ontem, foi protagonizado pelo vereador Eduardo Pelicioli (PR), onde ele trouxe e colocou na tribuna um pneu de seu carro, que caiu em um buraco na Av. Rui Barbosa. O vereador aproveitou seu tempo para descrever que em Passo Fundo existem diversos buracos “por causa da péssima qualidade da pavimentação asfáltica que vem sendo realizada”.