No início da tarde desta quarta-feira, o deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) liderou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa Das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Na companhia do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edson Brum, o parlamentar reforçou a importância de valorizar esse setor.
Com o apoio de 42 deputados estaduais gaúchos, a Frente pretende abrir um diálogo entre representantes de empresas do setor (principalmente cooperativas de energia), órgãos ambientais e consumidores. Para Juliano é de fundamental importância fomentar esses investimentos para levar eletricidade e investimentos as mais diferentes regiões do Estado. Outro desafio é aumentar a capacidade de geração de energia do Estado, passando de importador a
Estado tem 223 projetos na gaveta
Atualmente, o Estado conta com 50 PCHs (que produzem, no máximo, 30 MW de energia). Mas há muito espaço para crescer. Segundo a organização que reúne os investidores em pequenas centrais hidrelétricas, há no Rio Grande do Sul 223 projetos em gestação, com potencial de geração de 1,3 mil MW. Além da produção de energia, as PCHs geram tributos nos municípios em que são instaladas e colaboram para a economia desses locais.