Partidos começam maratona de encontros

Na agenda dos debates, as eleições de 2016, preparação de candidatos, nominatas e novos filiados

Por
· 2 min de leitura
Primeiro encontro regional do PSDB foi em Passo FundoPrimeiro encontro regional do PSDB foi em Passo Fundo
Primeiro encontro regional do PSDB foi em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Os partidos políticos começam um roteiro de convenções municipais para eleger diretórios e executivas e organizar as eleições do próximo ano. O PSDB e o DEM realizaram encontros no final de semana. 

Seguindo orientação das direções estadual e federal, o PSDB se estrutura visando candidatura própria, mas não descarta participar da chapa majoritária com o atual prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. Com mais de 220 pessoas representando 32 municípios da região, o PSDB debateu o futuro do partido. Esse foi o primeiro, dos cinco grandes eventos que o diretório estadual realizará. Os tucanos tem como prioridade o lançamento de chapa para a majoritária. O ex-prefeito Osvaldo Gomes (PP) estava presente no evento, reforçando a ideia que possa encabeçar a lista dos possíveis nomes para concorrer ao Executivo. Entretanto, o tesoureiro municipal do partido, Daltro Wesp, afirma que ele é um nome como qualquer outro, e estava presente assim como outros políticos: Paulo Pontual (SDD) e Sidnei Àvila (PDT). “O ex-prefeito Osvaldo Gomes possui um grande patrimônio político e que muitos partidos gostariam de contar com o seu nome. Ele foi um dos candidatos mais bem votado na última eleição, mas o PSDB está aberto para filiação e não tem nada definido”, relata.

O presidente municipal do partido, Ênio Oliveira, relata que o momento é de mudança de postura do partido na esfera municipal. “O partido não pode ser mais de aluguel, de moeda de troca. É necessário que o partido se fortaleça e preencha a nominata completa para vereadores e até mesmo para a majoritária”, revela. Hoje o PSDB faz parte da base do Executivo, e segundo Oliveira, não romperá até uma definição. “O PSDB pode ir de vice-prefeito com o Luciano, porque não!?”, reflete Wesp. Para a candidatura a vereador, o partido lançará 33 nomes, 22 homens e 11 mulheres e não pretende fazer coligação. Os nomes ainda não foram definidos.

Democratas
O DEM também realizou encontro no final de semana. Diferentemente do PSDB, o partido conversa somente sobre as vagas na Câmara de Vereadores. Com uma lista de 35 nomes, o DEM planeja mais que eleger vereadores e sim instruí-los com postura, linguagem e comportamentos apropriados para o Legislativo. Segundo o presidente do partido, Cristiam Thans esse encontro foi o primeiro, de uma série, para preparar a formação política dos candidatos para 2016. “Assim, teremos um grupo com conhecimento do que realmente é ser um vereador, e esse foi o tema desse primeiro encontro. Que eles possam competir na próxima eleição com conhecimento e preparo técnico”, revela o presidente. Com aproximadamente 40 pessoas na reunião, a lista para as eleições de 2016 para vereador conta com 35 nomes, já respeitando os 20% previsto em lei, de candidaturas femininas. Sobre concorrer ao Executivo, Thans foi objetivo afirmando que o compromisso agora é para qualificar os candidatos a vereador. “Com essa preparação podemos até colocar o partido, de repente, com um candidato a vice, juntamente com a atual administração, mas isso não é o principal. O principal foco agora é a preparação para termos uma boa bancada concorrendo ao Legislativo”, finaliza.

PCdoB
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizará no próximo sábado (14) uma conferência municipal com toda sua militância. Entre os temas previstos no debate está a defesa de democracia, uma nova política econômica e o direito do povo brasileiro sobre o petróleo. O partido também avalia que está no páreo para negociar com o prefeito Luciano Azevedo a indicação do candidato a vice-prefeito. O encontro será realizado no Hotel Germânia, das 9h às 12h, logo após será realizado o almoço com os presentes.

Gostou? Compartilhe