Zanchin articula CPI da Funai para o RS

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O deputado Vilmar Zanchin (PMDB) propôs, na manhã desta quinta-feira (12), a realização de duas audiências públicas da CPI da Funai no Rio Grande do Sul. A Comissão de Agricultura da Assembleia gaúcha aprovou o pedido. Zanchin, que é presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Demarcação de Terras Indígenas – Em Defesa dos Agricultores, viaja à Brasília na próxima semana para articular os encontros com o presidente da CPI, deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS).

A ideia é realizar uma reunião em Porto Alegre e outra na metade norte do Estado. Nesta semana houve dois protestos na região de Passo Fundo e na capital relacionados ao tema da demarcação de áreas indígenas, um liderado por agricultores e outro comandado por índios. “A mobilização constante de centenas de agricultores e indígenas mostra o quão sensível é o tema, especialmente em um momento em que a PEC 215 está em discussão. Afinal, mesmo os que são contra o texto da proposta não podem ignorar que o fato de a Funai estar sob investigação compromete todo o processo de demarcação”, explica Zanchin.  A PEC 215 transfere do Executivo para o Congresso a atribuição de demarcar as áreas indígenas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi criada em Brasília com o objetivo de investigar supostos casos de corrupção da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Gostou? Compartilhe