Juliano é eleito presidente do PCdoB de Passo Fundo

Conferência Municipal do Partido resultou na escolha da nova diretoria do Diretório local para os próximos dois anos. Debates ainda abordaram a construção de uma nominata forte para o Legislativo em 2016.

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A defesa da democracia como ferramenta para superar a crise econômica e política enfrentada pelo Brasil, o combate a corrupção nas diferentes esferas de poder e a necessidade de se garantir a soberania nacional sobre a exploração do pré-sal foram alguns dos temas discutidos pelos militantes, filiados e simpatizantes do PCdoB de Passo Fundo na manhã deste sábado (14), durante a realização da Conferência Municipal do Partido, realizada no Hotel Germânias.

Contando com a presença de dezenas de pessoas, a atividade integra um processo nacional de discussões acerca das bandeiras e metas do PCdoB diante dos cenários eleitorais que estão se construindo em todos os Estados. Além de mobilizar a militância em torno de assuntos pertinentes aos projetos políticos dos comunistas, a Conferência em Passo Fundo resultou na eleição da nova diretoria que irá administrar o Diretório passo-fundense pelos próximos dois anos.

De acordo com a atual presidenta do PCdoB, Bibiana Sanches, o Partido se estrutura em torno da escolha de uma nova liderança a partir de indicações de nomes que compõem o quadro partidário e que demonstram interesse e propostas de fomentar o crescimento da legenda no município. “Desta maneira, formamos uma Comissão Eleitoral e oferecemos nomes aos nossos militantes filiados para que indiquem se aceitam ou não. É um processo que aumenta a participação de todos e fortalece a democracia interna da legenda”, explicou ela, comentando que o deputado Estadual, Juliano Roso, havia posto seu nome à disposição da militância para ocupar o posto.

Depois de contabilizados os votos, por unanimidade, Juliano foi escolhido para presidir o Diretório do PCdoB de Passo Fundo nos próximos dois anos, tendo a frente um desafio: promover o crescimento da bancada comunista no Legislativo passo-fundense e articular a posição que a legenda terá no Executivo a partir da composição para a majoritária. “Ter um parlamentar do PCdoB na Câmara de Vereadores faz toda a diferença, porque nós trazemos em nossas propostas e na nossa maneira de atuar a preocupação com o bem estar dos cidadãos, não apenas com o desenvolvimento econômico”, observou o deputado, que aproveitou a presença do prefeito, Luciano Azevedo, para, durante o ato político, afirmar que a intenção do Partido é “continuar defendendo um projeto de governo que tem feito muito por Passo Fundo. Por isso, vamos oferecer ao Luciano nomes que podem contribuir com essa ação diretamente no Executivo”.

Juliano, que assume o Partido pela primeira vez desde a sua filiação, há quase duas décadas, declarou também que o PCdoB está trabalhando para oferecer uma nominata de candidatos ao Legislativo bastante ampla e diversificada, composta por indivíduos de diferentes setores da sociedade. “Recebemos, por exemplo, nesta manhã de sábado, a filiação de dezenas de oficiais da Brigada Militar, o que demonstra o reconhecimento desta categoria aos ideais do nosso partido”, referendou o deputado, destacando ainda que a presença das mulheres na legenda é essencial. “Não abrimos mão de asssegurar, incentivar e apoiar a participação direta das mulheres e de minorias, como os LGBTT, na política”.

O prefeito de Passo Fundo agradeceu o empenho dos secretários municipais que são oriundos de quadros do PCdoB – atualmente, três secretarias são ocupadas por dirigentes comunistas, a de Saúde, gerida por Luiz Artur Rosa Filho; de Meio Ambiente, comandada por Rubens Astolfi; e do Planejamento, sob gestão de Ana Paula Wickert – e ponderou que está aberto a sugestões para a composição da majoritária, embora tenha afirmado que o dinamismo da política faz com que muitas discussões tenham que avançar. “É inegável que o PCdoB cresceu em tamanho e importância em Passo Fundo. Primeiro, quando o Juliano foi eleito vice-prefeito. Depois, com a sua eleição para a Assembleia Legislativa. Hoje, Juliano é a grande liderança de Passo Fundo no Estado e o Partido precisa continuar incentivando e investindo nisso”, avaliou Luciano, reiterando que muitos dos prêmios recebidos pela atual Administração são frutos de ações coletivas e que têm nos membros do PCdoB grandes expoentes.

 

Manifestações

Além da eleição da nova diretoria do PCdoB de Passo Fundo, a Conferência foi um espaço de manifestações acerca de questões estaduais e federais, sobretudo a partir do entendimento de que o Estado precisa recuperar seu potencial de crescimento, o que não tem ocorrido desde que o governador José Ivo Sartori foi eleito. “Além disso, nós precisamos defender o mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff. O PCdoB não é um partido que foge de suas responsabilidades. Nós estamos lutando pela democracia, contra o golpe, pela soberania nacional em relação ao petróleo e também para evitar retrocessos perigosos aos direitos que já conquistamos”, declarou a representante do diretório Estadual do PCdoB, Abgail Pereira.

O vereador Alex Necker, líder do Governo na Câmara, saudou os novos filiados ao Partido e defendeu o protagonismo da legenda no município. “Nós precisamos de mais parlamentares comunistas na Câmara. Por isso, vamos trabalhar para que a nossa nominata seja a mais diversificada possível”, relatou.

Outros militantes do Partido também se manifestaram em defesa de princípios comunistas, como a garantia de avanços sociais e políticas públicas para a juventude, além de reforçarem a necessdade de o PCdoB estar disposto ao enfrentamento de qualquer tentativa de golpe conttra a democracia. “Somos homens e mulheres que não aceitam a corrupção, que exigem justiça e que se baseiam em princípios. Vamos defender a democracia, fortalecer o partido e ampliar nossas bancadas”, resumiu Abgail.

Após os pronunciamentos e a confirmação do resultado da eleição da nova diretoria, ocorreu um almoço entre os militantes.

Gostou? Compartilhe