Permanência de unidades do Ibama é tema de reunião

Os rumores sobre a extinção das Bases Avançadas, cogitados desde 2007, foram intensificados com a publicação, em 26 de agosto deste ano, da Portaria n° 09 do Ibama

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
Na manhã desta terça-feira (17), a deputada Regina Becker Fortunati (PDT) participou de agenda na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em Brasília, para tratar sobre a possibilidade de fechamento das Bases Avançadas do órgão em Passo Fundo e Tramandaí.
 
Na reunião, com a diretora de Planejamento, Ana Flávia de Senna Franco, o assessor da Diretoria de Planejamento, Luiz Eduardo Nunes, e o coordenador de Fauna e Pesca, João Pessoa Moreira Júnior, a parlamentar manifestou a preocupação com a medida e defendeu a permanência das unidades.
 
Os rumores sobre a extinção das Bases Avançadas, cogitados desde 2007, foram intensificados com a publicação, em 26 de agosto deste ano, da Portaria n° 09 do Ibama, prevendo o enxugamento. Regina ponderou, ainda, a necessidade de ser revista a determinação de que o Instituto, em todo o Brasil, tenha apenas 60 unidades descentralizadas, repassando o poder de decisão ao Conselho Gestor, em Brasília.
 
De acordo com a deputada, a diretora de Planejamento expôs os problemas estruturais enfrentados pelo órgão, devido a redução no quadro de funcionários, que deverá se agravar nos próximos três anos. “Ela informou que, neste período, deverá ocorrer uma diminuição de 1/4 do quadro funcional, em decorrência de aposentadorias”, ressaltou Regina.
 
Outro ponto levantado pela deputada, durante a reunião, foi com relação às responsabilidades do Ibama que foram repassadas aos estados. “Esta transferência de competências quanto à fiscalização e autuação tem deixado a questão ambiental completamente vulnerável em todo o território brasileiro”, frisou.

Agência de Notícias Assembleia Legislativa
Gostou? Compartilhe