O diretório do PTB de Passo Fundo está se estruturando fortemente para 2016, tanto para compor na majoritária quanto para formar uma chapa proporcional. A afirmação é do presidente do partido, José Carlos Merlin. Para tanto, trabalha com dois planos. No primeiro, a sigla promete apresentar um nome avaliado como forte para ser o candidato a vice de Luciano Azevedo (PSB) e assim puxar mais votos para a legenda. O segundo plano é indicar um nome para vice-prefeito na coligação que hoje comanda a Administração. De qualquer forma, o partido acredita que poderá eleger três nomes .
O nome que será sugerido para compor chapa majoritária ainda não foi relevado. Entretanto relata que é um nome forte e que atualmente está sem partido. “É uma unanimidade dentro do PTB. Não queremos revelar para não tumultuar o cenário político. “Assim que filiado, tenho a convicção que ele têm todas as chances para ser escolhido na majoritária”, disse Merlin. O partido segue as diretrizes estaduais e federais, que determina que o PTB tenha a maior representação possível nas principais cidades das regiões.
Para a proporcional, o partido conta com 26 pré-candidaturas, entretanto conversa com PRB, PSC, DEM, PCdoB e SDD, e uma possível coligação está nos planos. O partido também trabalha com o fortalecimento do PTB Jovem e o PTB mulher. “Hoje nós estamos apostando na juventude. Temos que continuar sempre no processo de renovação”, disse. Sobre a prorrogação da janela de transferência dos políticos, os petebistas discordam. Na visão de Merlin, a prorrogação foi boa, deu mais tempo para normalizar tudo dentro do partido e assim surgiu um período para mais conversas dentro da sigla. Já para o vereador Márcio Tassi esse período é tempo perdido. “Prejudica muito. O partido estava bem estruturado até outubro, estava quase tudo definido e agora parou tudo. Pode até ser que tenham novidades, entretanto esse foi um tempo perdido”, avalia.
União
O presidente e os vereadores do PTB falam em total união da sigla. Na visão de Merlin, o PTB de Passo Fundo nunca esteve tão forte e unido quanto hoje. “A sigla passa por uma das melhores fases e o resultado disso será o três vereadores eleitos em 2016”. O vereador Tassi também segue na linha do presidente. “O partido está em um ótimo momento. Na minha opinião, hoje o PTB é o mais partido com maior tranquilidade em Passo Fundo. A união é grande. Além do mais, eu e o Dalla Lana temos um perfil muito parecido, então isso ajuda a chegar em um consenso”, revela. Aristeu Dalla Lana (PTB) também salienta a união do partido e acredita que sigla irá superar as expectativas. “Sempre estive no PTB. Assim como hoje sou colega do Tassi, já fui de outros nomes, sempre respeitei e fui respeitado. Nunca tive nenhum atrito”, salienta.