A Câmara de Vereadores de Passo Fundo realizou nesta segunda-feira (30), Sessão Solene para entrega da medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis. A honraria foi concedida à delegada de polícia Claudia Cristina Santos da Rocha Crusius, à professora universitária Marivone Teresinha Casteli e ao papeleiro e criador da biblioteca comunitária Valdelírio Nunes de Souza.
A medalha de Grão Mérito Fagundes dos Reis, instituída por Lei, é conferida a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao município e à sociedade, nas áreas de indústria, comércio, prestação de serviços, ação social, cultura, desporto, forças armadas, cargos eletivos, ciência e tecnologia, educação, segurança pública, meio ambiente, direitos humanos, saúde e agropecuária. A honraria contém uma efígie de Joaquim Fagundes dos Reis e é limitada ao número de três ao ano.
O presidente do Legislativo, Marcio Patussi (PDT), destacou que os homenageados representam segmentos importantes da sociedade como segurança pública, educação e ação social, que com dedicação e trabalho fazem a diferença nas áreas que atuam, em prol da comunidade.
A Indicação da Mesa Diretora concedeu a medalha à delegada de polícia, Claudia Cristina Santos da Rocha Crusius, que desde 2008 trabalha como delegada da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Passo Fundo. Claudia tem forte atuação junto à comunidade, principalmente no auxilio as vítimas de violência doméstica. A vereadora Claudia Furlanetto (PT), destacou que a delegada é uma importante personalidade responsável pelo desenvolvimento do município, seja através de sua atuação na Delegacia, seja através do trabalho contra a violência doméstica praticada contra as mulheres.
A professora universitária, Marivone Casteli, também foi agraciada com a medalha, através da Indicação do vereador, João Pedro Nunes (PMDB). Conforme o parlamentar, a professora iniciou sua atividade profissional como professora em 1969 e sempre vinculada à educação, nunca mediu esforços para propaga-la.
Valdelírio Nunes de Souza, conhecido como Seu Chicão, recebeu a honraria através da solicitação do vereador, Wilson Pedro Lill (PSB). O parlamentar explicou que Seu Chicão é papeleiro e montou há muitos anos uma biblioteca a partir dos livros encontrados no lixo e de doações e hoje o espaço conta com mais de doze mil exemplares, entre romances, livros infantis, infanto-juvenis, obras religiosas, livros de arte, filosofia, entre outras. Para Wilson, homenagear Seu Chicão é reconhecer um trabalho que tanto beneficia a comunidade de Passo Fundo, oferecendo acesso à leitura aos mais carentes.
Os homenageados agradeceram à Câmara de Vereadores pela honraria e dedicaram a comenda aqueles que contribuíram para a realização do trabalho e ações desempenhadas que os qualificaram para tal momento.