Aprovado projeto de lei que proíbe inauguração de obras incompletas

Todos os projetos e moções votadas na sessão de ontem foram aprovadas por unanimidade

Por
· 2 min de leitura
Um dos projetos aprovados trata da segurança em casas de showsUm dos projetos aprovados trata da segurança em casas de shows
Um dos projetos aprovados trata da segurança em casas de shows
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

O projeto de lei do vereador Isamar Oliveira (PT) que dispõe sobre a proibição de inauguração e entrega de obras públicas incompletas ou que não atendam aos fins que se destinam foi aprovado na sessão plenária da tarde de ontem (14). Como justificativa, o projeto pretende zelar pela moralidade pública diante de algumas estratégias políticas que possam visar o ganho eleitoral. “Num total desrespeito a comunidade, não é incomum vermos agentes políticos realizarem cortejos a população em cerimônias que não atendam as condições para serem entregues para o uso público”, explica o projeto. 

Outro projeto de lei aprovado na sessão de ontem é de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre as normas de segurança a serem observadas para o funcionamento de casas de shows e estabelecimentos similares de Passo Fundo. O projeto estabelece que os estabelecimentos devem afixar na área externa e interna o alvará de funcionamento, números de telefones dos órgãos públicos e mapas das áreas internas e externas do local. Além disso, deverá apresentar saídas de emergência, placas de saída, lâmpadas de emergência, alarme contra incêndio, extintores de incêndio, placas com a capacidade máxima, facilidade no fluxo de entrada e saída e um sistema de som para alertas. Caso haja descumprimento da lei, será realizada notificação, multa, suspensão do alvará e por último cassação do alvará.

O projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade para que os mercados cuja área seja superior a 500m², ou que possuam mais de quatro caixas registradoras, a acomodar em espaço único os produtos elaborados sem a adição de glúten ou lactose também foi aprovado. Como justificativa, o projeto de autoria do vereador Aristeu Dalla Lana (PTB) traz a contaminação cruzada, em que muitos alimentos sem glúten, por diversos fatores, podem conter traços da substância.

Foi aprovado também, por unanimidade, o projeto de autoria do vereador Rui Lorenzatto (PT), que altera de dois para três ano a necessidade da renovação da comprovação da isenção do IPTU. A justificativa é que se tratam de pessoas humildes e que para renovar a isenção têm gasto um determinado valor com a documentação, principalmente com a taxa de único imóvel, assim essas pessoas poderão economizar dinheiro e tempo. Outro projeto aprovado foi o de autoria de Mesa Diretora, que visa a criação de uma Ouvidoria da Câmara de Vereadores, a qual compete examinar, receber e encaminhar demandas da comunidade.

Moções
Três moções foram aprovadas na sessão de ontem, todas por unanimidade. A primeira, de autoria do vereador Marcos da Silva (PP), de apoio a mobilização da categoria dos caminhoneiros em favor da democracia, por condições dignas para o exercício da profissão, contra a corrupção e a falta de segurança. A segunda, de autoria da Mesa Diretora, de apoio pela instalação da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar no Município de Passo Fundo. A última, de autoria do Vereador Ernani Laimer (PPS), de apoio aos aprovados no IV Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso à carreira de defensor público do Estado do Rio Grande do Sul.

Grande Expediente
O orador do Grande Expediente da sessão de ontem, foi o vereador e presidente da Casa Marcio Patussi (PDT), ele aproveitou seu tempo na tribuna para falar sobre o hipismo passo-fundense, modalidade de esporte que cresce no município. Em seu discurso o presidente destacou o trabalho do Centro Hípico e do Colégio Tiradentes. “É um reconhecimento justo da Câmara de Vereadores a um esporte que é sadio, inovador, moderno e que preza pelo bom relacionamento entre os homens e os animais. Passo Fundo é hoje a melhor cidade do interior do estado para a prática de hipismo”, ressalta. Ao final da homenagem foram entregues certificados de Honra ao Mérito a atletas e profissionais do hipismo passo-fundense.



Gostou? Compartilhe