O deputado Gilmar Sossella (PDT) comemorou a notícia de regulamentação do novo indexador das dívidas dos Estados, realizada pelo Ministério da Fazenda, baseado no Decreto número 8.616, editado no dia anterior no Diário Oficial da União. O novo indexador diminuirá os juros da dívida do Rio Grande do Sul com a União, possibilitando também novas formas de financiamento para os próximos anos. A nova regulamentação era esperada há mais de um ano, já que em no dia cinco de novembro de 2014 os senadores aprovaram por unanimidade o projeto que alterava o indexador que corrigia a dívida do Rio Grande do Sul e dos outros Estados, projeto este que foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 26 de novembro. Esta foi uma das maiores bandeiras do mandato do deputado Estadual Gilmar Sossella e da sua gestão na presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (2014-15), ganhando apoio dos demais parlamentares do Estado.
Logo após assumir a presidência do parlamento Gaúcho, no dia 5 de fevereiro de 2014, Sossella liderou uma comissão oficial que esteve em Brasília para tratar sobre o tema no Senado Federal. Em 13 de fevereiro Sossella participou de uma reunião junto ao Conselhão do Estado, realizada no Salão Negrinho do Pastoreiro, no Palácio Piratini, oportunidade em que o deputado, em nome da Assembleia Legislativa do Estado, encaminhou uma carta à presidente da República, Dilma Rousseff, relatando a importância da mudança do indexador.
No dia 17 de fevereiro o deputado Sossella, acompanhado de parlamentares de oito Estados brasileiros, foi tratar da questão da dívida junto à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Por diversas outras oportunidades Sossella tratou sobre o assunto, procurando sensibilizar as autoridades e mantendo vigilância sobre este tema, até sua aprovação final no Senado e a sanção da presidente em novembro do ano passado. “A publicação do decreto que regulamentou o novo indexador das dívidas dos Estados, possibilitará ao Rio Grande do Sul retomar sua capacidade de investimento, foi uma união de esforços, nossa luta valeu a pena”, declarou Sossella.
Sossella celebra a regulamentação do novo indexador das dívidas dos Estados
· 1 min de leitura