Brum faz balanço da gestão

Deputado entrega hoje o cargo de presidente da AL. Quem assume é Silvana Covatti, PP

Por
· 2 min de leitura
Deputado Edson BrumDeputado Edson Brum
Deputado Edson Brum
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O deputado Edson Brum (PMDB) que entrega hoje a presidência da Assembleia Legislativa disse estar estava satisfeito com os resultados alcançados na sua gestão e frisou que foram além de sua expectativa. “Sinto-me muito feliz, realizado; tenho o entendimento do dever cumprido”, avaliou, em resposta a jornalistas. A presidente do Parlamento Gaúcho estará a cargo da deputada Silvana Covatti, PP.
No balanço que fez da gestão, Brum, enfatizou que a expectativa previa uma economia que alcançasse os 5% do orçamento do Estado. “Atingimos os R$ 85 milhões, e isso significa um índice significativo de 15%”, comemorou. Fez questão de ressaltar, no entanto, que este grau de economia nos gastos do Parlamento “não é de agora. Vem sendo construído nos últimos anos, por todos os presidentes, diante de uma realidade cada vez mais dura das finanças estaduais”, ponderou. Igualmente observou que esta vitória não era pessoal, “mas de toda a Mesa Diretora, dos deputados e servidores, que contribuíram por demais, correspondendo às campanhas por economia solicitadas pela Casa, em especial de água, luz e impressões”.
Edson Brum agradeceu a todos os colaboradores, nas pessoas dos superintendentes e diretores presentes. Iniciou sua explanação agradecendo à imprensa, e em especial aos setoristas (jornalistas presentes no dia a dia do Parlamento). “Essa cobertura é fundamental para que a sociedade gaúcha acompanhe, de forma instantânea, tudo o que acontece no Poder Legislativo”.
Lembrou que começou sua administração já deixando claros os principais pontos que seriam perseguidos: o diálogo com a sociedade, o aprimoramento da transparência e o aprofundamento da gestão, muito especialmente a contenção de gastos. “Assim, deixo a presidência com a consciência do dever cumprido e satisfeito, mesmo diante de acontecimentos desagradáveis, como naquele 15 de setembro, quando, ela primeira vez, em 180 anos de história, o Parlamento gaúcho teve suas portas fechadas pela vontade de uma minoria, fato que não havia ocorrido nem mesmo nos duros anos do regime militar”.

Relatório de Gestão
Com 84 páginas, a publicação destaca, inicialmente, o ano de 2015 como sendo um período marcado pelo diálogo com os Poderes de Estado, pela transparência e agilidade na tomada de decisões colegiadas por parte da Mesa Diretora e pela reflexão de temas de interesse da sociedade.
Neste sentido, o Parlamento sediou o Fórum dos Grandes Debates, marcando os 180 anos do Legislativo rio-grandense, que resgatou seu protagonismo. As nove edições do evento reuniram políticos, empresários, trabalhadores, especialistas, representantes de entidades e cidadania na discussão de temas que preocupam e mobilizam os gaúchos.
De outra parte, a articulação com os demais Poderes e a busca de soluções para o enfrentamento da crise fizeram com que o Legislativo desse a contribuição não apenas com a economia de recursos, na ordem de R$ 85 milhões, mas também sendo atuante na construção de um novo caminho para o Rio Grande do Sul. Neste sentido, o presidente Edson Brum, na sua manifestação, agradeceu à parceria com os demais poderes. “Sempre trabalhamos em conjunto pelo bem do Estado, numa articulação plena”, citou, recordando a união dos chefes de Poder gaúchos no caso da redução da dívida do RS com a União.

Gostou? Compartilhe