Lasier Martins propõem mandatos de dez anos para ministros do STF

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35/2015 está pronta para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), corte que exerce a função de guardiã da Constituição, poderão ter mandatos de dez anos. É o que estabelece a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 35/2015, que está pronta para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O autor da proposta, senador Lasier Martins (PDT), argumenta que a vitaliciedade do cargo pode trazer “vários riscos à estabilidade institucional”.

Pela atual regra, aponta o senador, alguns ministros ocupam a vaga por poucos anos, enquanto outros podem exercer o cargo por décadas, inclusive presidindo a corte por mais de uma vez. Lasier acrescenta que a fixação de mandatos ainda pode criar a oportunidade de renovação, já que “inteligências hoje esquecidas” poderão ter a “chance de ser conhecidas e, se for o caso, escolhidas para comporem o STF”. A PEC também determina que os ministros do STF ficarão inelegíveis para qualquer cargo eletivo até cinco anos após o término do mandato. Segundo Lasier, é uma forma de evitar que muitos ministros usem o Supremo “como porta de entrada imediata para a política partidária”.

Gostou? Compartilhe