A secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, convocou as primeiras-damas dos municípios gaúchos para se engajarem na mobilização para combater o mosquito Aedes aegypti. “Vivemos em um momento de risco de epidemia de dengue, de febre chikungunya e de zika vírus. Acabar com o mosquito é a única maneira de evitar que essas doenças se espalhem”, explicou.
O número de casos relacionados ao zika vírus vem aumentando desde novembro do ano passado e a doença passou a ser considerada uma emergência de saúde pública no país. A prevenção e a eliminação de criadouros do mosquito são a melhor maneira de combater as doenças que ele transmite. “Por isso, o envolvimento de todos é fundamental para combater o mosquito, evitar o avanço dessas doenças e a contaminação de mais pessoas, especialmente gestantes e bebês”, justificou.
“Devemos nos mobilizar em uma campanha permanente contra o mosquito. A mobilização das mulheres em cada município pode fazer a diferença nessa luta contra o mosquito, contra o zika vírus e em favor da vida. Não podemos deixar que mais gestantes e bebês sejam expostos a essa doença”, alertou Maria Helena Sartori.
A secretária ainda ressaltou que o Ministério da Saúde está convocando os brasileiros para o Dia Nacional de Combate ao Aedes, marcado para 13 de fevereiro. Além disso, destacou a iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde, que lançou o site www.rscontraaedes.com, para divulgar informações sobre o combate ao mosquito junto à população.