Considerada fator de desenvolvimento, a logística é um dos pilares que sustenta a cadeia produtiva regional, que tem base agrícola, e foi um dos fatores que motivou um encontro de lideranças políticas na manhã desta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, em Ipiranga do Sul. Distante cerca de 70 km de Passo Fundo, a cidade que sediou nessa data a abertura da colheita da soja também foi palco da apresentação de uma proposta de ação em prol de demandas consideradas prioritárias para os municípios.
Na oportunidade, o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153 ?- chamada ?"Transbrasiliana?", entre Passo Fundo e Erechim ?- e a Comissão para a Duplicação da BR 285 ?- trecho Passo Fundo/Carazinho ?- iniciaram uma grande mobilização, a partir da organização de um abaixo-assinado, que vai compor um dossiê que será encaminhado à esfera federal, buscando mecanismos para a conclusão das obras de pavimentação da BR 153 e de duplicação da BR 285.
Conforme o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, que preside a Comissão, a ação pública teve origem numa proposta dos prefeitos da região, liderados pelo prefeito de Ipiranga do Sul, que procuraram na Universidade o auxílio para esse esforço coletivo. ?"Essa iniciativa ?- o lançamento de abaixo assinado ?- tem o objetivo de movimentar a comunidade, cientificando seus integrantes acerca da necessidade da participação popular para sensibilizar as autoridades, a fim de que as obras sejam concluídas?", explica.
A mobilização é liderada pela UPF e pelos Coredes Produção e Norte. Para a presidente do Corede Produção, Munira Awad, o Comitê Executivo entende que essa ação pública é um dos maiores passos para que se possa de fato chegar à esfera federal. ?"Nossa intenção é colher assinaturas em toda a região. É importante que toda a população e usuários da BR153 e da BR 285 assinem esse documento, que estará nas prefeituras?", declara ela.
Para o prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Luiz Ceron, o encontro de lideranças se torna um marco importante e revela a força inter-regional para o término das obras, que há quase meio século aguardam a conclusão. ?"O Rio Grande do Sul perde em logística e em desenvolvimento econômico e social?", afirma, enfatizando que foram convidadas 53 prefeituras das regiões do Alto Uruguai, Norte e Planalto Médio. ?"Prefeitos e câmaras de vereadores terão o compromisso de informar à população e mobilizar a sociedade para que se engaje nessa causa?", pontua. O abaixo assinado circulará durante trinta dias, em todos os municípios da região.